X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

X

ESTAMOS AO VIVO!

Libere o áudio no canto inferior direito!

RSC Portal - REVISTA CONVIVER

RSC Portal - REVISTA CONVIVER

Na trilha do verão

Vamos começar por Garopaba, uma pequena enseada charmosa e cheia de encantos. Foi descoberta acidentalmente 1525.

Por RSC Portal 2 dia em Notícias

Na trilha do verão
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Ana Vargas

 

Sabe aquele destino que é tudo de bom? Que você sempre quis conhecer e que todos falam bem. Pois então, em Imbituba, Garopaba e Laguna é assim! Por isso, se você tiver o privilégio de conhecer pessoalmente um dia, com certeza, irá concordar com essa opinião! Mas enquanto você não conhece ou tem dúvidas de marcar aquela viagem, nós vamos ajudar você a fazer um pequeno tour.

 

Um lugar cheio de encantos

Vamos começar por Garopaba, uma pequena enseada charmosa e cheia de encantos. Foi descoberta acidentalmente 1525, pelo espanhol Dom Rodrigo Acunã, que aportou na região para fugir de um temporal. Na época Garopaba era habitada pelos índios carijós e recebeu este nome, pois ali aportavam muitos barcos, o significado é "enseada de barcos" ou "lugar de barcos".

Garopaba tem aproximadamente 17 mil habitantes, uma cidade pacata que mistura o moderno com hábitos antigos, fazendo com que o encanto sobre ela seja ainda maior. No verão recebe em torno de 150 mil turistas de todo Brasil e do Mundo, a maioria em busca de suas belas praias.

Entre suas elas pode-se destacar, a praia do Siriú, Gamboa, Silveira, cercada pela Mata Atlântica, onde você pode surfar, tomar um sol, passar o dia em família e quem sabe durante os meses de julho a novembro consegue observar as Baleias Francas.

 

Garopaba

A praia de Garopaba, que fica bem no centro do município é a mais urbanizada e que oferece maior infraestrutura, mesmo assim mantém o charme, pois preserva a parte histórica da cidade. Com a reforma da Igreja São Joaquim o lado histórico da pequena cidade foi reacendido, com característico estilo arquitetônico açoriano. No turismo religioso pode-se destacar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, um cantinho especial muito visitado por quem passa por Garopaba.

O lugar não é apropriado para o surfe, abrigando principalmente pescadores profissionais, que deixam suas canoas na beira da praia, chamando atenção de turistas. É ideal para os esportes aquáticos, para o descanso e diversão à beira-mar e perfeito para caminhadas e passeios de bicicleta nos finais de tarde.

 

 

 

Gamboa

A Gamboa é a praia mais afastada de Garopaba à cerca de 15 km do centro da cidade, porém, suas características começam no acesso, uma estrada de chão revela cenários que incluem vales, dunas, rios e um mar muito azul. A praia abriga uma comunidade nativa e hospitaleira que se dedica à pesca. Atrai pessoas que querem desfrutar de sossego em um local calmo e tranquilo. O mar oferece boas condições para praticar o surfe e mergulho. Em Garopaba você não pode deixar de conhecer

 

Cascata Encanta

Nem só de praia vive Garopaba a Cascata Encantada localizada entre o município e Paulo Lopes e Garopaba é uma ótima opção de lazer em qualquer época do ano. Um local que enche os olhos de tanto verde, o barulho da água acalma e faz com que qualquer pessoa se sinta feliz ali. Cercada de verde o local tem lugar para saltos, mergulhos, além de lindíssimas trilhas e as piscinas artificiais para adultos e crianças. Impossível vir para região e não conhecer esse lugar incrível.

Fazenda Rio Encantado

Quase chegando em Garopaba nas margens da SC 434 você encontra a Fazenda Rio Encantado, um lugar mais que perfeito para sua família aproveitar o dia ou quem sabe se hospedar. Um ambiente totalmente familiar, com infraestrutura completa para suas férias. No ambiente agradável do bar e restaurante, você pode apreciar o aquário com diversas espécies de peixe do cultivo e saborear nossas especialidades em petiscos: Espetinhos de Camarão, Iscas de Tilapia, Casquinhas de Siri, camarão a milanesa acompanhados de cerveja gelada.

Dunas

Algumas praias de Garopaba são cercadas por muitas dunas, como as do Siriú e a do Ouvidor, sendo propícios a prática de esportes na areia. As Dunas do Siriú, está localizada a 5 km do Centro, sendo sua localização de fácil acesso. Duna de grande extensão e inclinação, é ideal para a prática do sandbord.

 

 

Imbituba

Com beleza natural espantosa, Imbituba uma cidade litorânea com aproximadamente 45 mil habitantes, no verão recebe milhares de turistas que vem de várias partes do país e do mundo.

Mas nem só de sol e turismo vive a cidade, os esportes aquáticos chamam centenas de pessoa, mas que pensa que de surfe domina a preferencia está enganado. Os adeptos do wind e do kitesurfe encontram bons ventos soprando o ano inteiro, a Barra de Ibiraquera, a 13 quilômetros do Centro é o paraíso dos esportistas, uma praia grande linda que abriga mar e lagoa, deixando ela ainda mais encantadora.

Mas quem quiser só aproveitar e curtir encontra em Imbituba uma vasta gama de hotéis e restaurantes prontos para recebê-los da melhor maneira possível. O que muita gente confunde é que a Praia do Rosa conhecida internacionalmente por ser uma das 30 baias mais belas do mundo pertence a Imbituba. Por lá estão os mais descolados restaurantes e pousadas da região.

Imbituba também é considerada a capital nacional da Baleia-franca, estrutura-se mais a cada ano para receber o crescente número de turistas que visitam a cidade. Graças aos esforços do Projeto Baleia Franca um dos mais importantes projetos brasileiros de conservação marinha, o município de Imbituba é reconhecido como a capital brasileira das baleias. As baleias francas têm aqui sua mais importante área de reprodução em águas brasileiras, o que foi constatado nos quase 25 anos de pesquisas contínuas do Projeto, que promoveu o início do turismo de observação de baleias como alternativa econômica para a região no inverno. Imbituba sedia a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, uma Unidade de Conservação Federal com cerca de 156.000 hectares destinada a proteger a espécie e os ambientes costeiros, criada em 2000 a partir de proposta do Projeto.

 

 

Praia da Vila

A Praia da Vila fica praticamente no Centro de Imbituba, possui uma paisagem deslumbrante pelo visual definido por costão e pelas ilhas Santana de Dentro e Santana de Fora que, devido ao posicionamento, viabilizam a formação de ondas perfeitas. O Brasil e o mundo conhecem a Praia da Vila, através das mais renomadas revistas de surf, pela perfeição das ondas.
A Praia da Vila é excelente para a pesca e para a observação das baleias que podem se vistas a 20 metros da praia.

Praia do Porto

Os atrativos da praia do Porto são os molhes e os navios naufragados. Frequentemente, boas ondas são formadas e fazem a alegria dos surfistas. É ponto de partida para passeios de barco que levam às ilhas da região.

 

 

Museu da Baleia

O local onde era extraído o óleo das baleias-francas, cruelmente caçadas em Imbituba e região, foi desativado em 1973 e hoje abriga o Museu da Baleia. O casarão histórico é sede de exposições e em seu acervo estão mapas, ilustrações e artefatos que contam a história da matança dos animais - que teve início no século 17 - e a luta pela preservação da espécie.

 

 

Praia do Rosa

A Praia do Rosa está entre os destinos mais belos do planeta, um verdadeiro paraíso natural. 
Descoberta nos anos 70, ela oferece a mesma tranquilidade de outras épocas, mas agora com uma sólida estrutura turística, com pousadas, bares e restaurantes; além das diversas opções de aventura, como trilhas, cavalgadas, salto de paraquedas e esportes aquáticos.

Andar pelas ruas da Praia do Rosa é como fazer uma viagem no tempo ruas estreitas pouco planejadas rodeadas de natureza quase intacta mesclada há uma estrutura de hoteleira e gastronômica vista em grades centros. Quem passa por aqui não pode deixar de conhecer o Rosa Norte, com acesso um pouco mais difícil abriga o recanto dos surfistas, quem coloca o pé na areia de apaixona logo de cara, gente bonita, água cristalina e muitas ondas, um lugar perfeito para os amantes da natureza. No Rosa ainda é possível você cruzar com um carro de boi, crianças andando livres e um povo simpático.

O destaque do lugar fica por conta da lagoa do meio que tem água salobra e como diz o nome fica no meio da praia, e a de Ibiraquera, com suas águas calmas e o farto camarão da lagoa, um dos melhores do Brasil.

Ande a pé, e não deixe de fazer as trilhas que levam a paradisíaca Praia Vermelha, uma praia deserta localizada ao norte da Praia do Rosa, e as praias do Luz e Ibiraquera localizadas ao sul. Passeios a cavalo levam as diversas praias da região por trilhas e pelo caminho do rei, um lindo passeio que vale a pena conferir!

Foto: Ivo Gonçalves

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Na trilha do verão

Enviando Comentário Fechar :/