X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

RSC Portal - IMPRESSO CATARINENSE

RSC Portal - JORNAL IMPRESSO CATARINENSE

Presidente do TRE classifica eleições em SC como um sucesso

Apesar da demora, Florianópolis foi a primeira capital do Brasil a concluir a totalização dos votos

Por RSC Portal dia em Notícias

Presidente do TRE classifica eleições em SC como um sucesso
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Desembargador Jaime Ramos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Jaime Ramos, classificou como “um sucesso” as eleições municipais no estado, cujo primeiro turno foi disputado neste domingo (15). Ele reconheceu que houve demora na divulgação dos resultados, mas afirmou que o atraso não foi responsabilidade do tribunal catarinense.

Minutos antes das 18 horas, foram conhecidos os primeiros resultados do estado. Ponte Alta do Norte foi o primeiro município a encerrar a totalização. A capital, Florianópolis, também tinha, por volta das 18 horas, quase 70% dos votos computados.

No entanto, os resultados dos principais municípios demoraram a sair. O problema, conforme admitido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorreu em Brasília, na sede da Justiça Eleitoral. Diferentemente das eleições anteriores, todo processo de totalização ficou concentrado no TSE. Devido a uma falha em um supercomputador, a totalização de todos os votos do Brasil ficou represada em Brasília.

“Todos os dados foram transmitidos em tempo. Os resultados é que demoraram, mas não foi por conta desse TRE. Houve congestionamento em Brasília”, afirmou o desembargador.

Conforme o diretor-geral do TRE, Daniel Sell, a entrega dos resultados foi concluída por volta das 23 horas no estado. “Apresentamos os dados abertamente do que tínhamos, e a imprensa pôde acompanhar o passo a passo do nosso recebimento de informações, mostrando que não só o processo eleitoral é seguro, mas também é transparente”, afirmou.

Apesar da demora, Florianópolis foi a primeira capital do Brasil a concluir a totalização dos votos. Por volta das 19h50, os eleitores de capital catarinense já sabiam o resultado final da disputa pela prefeitura.

Ocorrências
Com relação às ocorrências durante a votação, Jaime Ramos afirmou que elas foram registradas em pequeno número, dentro do esperado. Os problemas com as urnas eletrônicas também ficaram dentro das expectativas e não houve votação manual em nenhuma seção. Das quase 15 mil urnas utilizadas em Santa Catarina, 146 tiveram que ser substituídas, número considerado dentro do esperado.

“Os eleitores foram às urnas e respeitaram as regras eleitorais e sanitárias”, comentou o desembargador, que fez elogios ao comportamento dos eleitores e ao trabalho desenvolvimento pelos voluntários e servidores da Justiça Eleitoral.

Na área policial, um homicídio foi registrado durante a madrugada em Piratuba. Apesar disso, na avaliação do delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Koerich, a eleição transcorreu de forma tranquila no estado.

No município de Jardinópolis, no Oeste, uma curiosidade: os dois candidatos a prefeito empataram. Mauro Risso e Antoninho Bevilacqua receberam 748 votos, cada. Risso, dois meses mais velho que o concorrente, foi declarado eleito.

Marcelo Espinoza
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Presidente do TRE classifica eleições em SC como um sucesso

Enviando Comentário Fechar :/