X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

RSC Portal - IMPRESSO CATARINENSE

RSC Portal - JORNAL IMPRESSO CATARINENSE

Povos indígenas de Santa Catarina vencem mais uma barreira

Desde 2018 o acesso ao Registro Civil de Nascimento foi simplificado no Estado

Por RSC Portal 2 dia em Notícias

Povos indígenas de Santa Catarina vencem mais uma barreira
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Os povos indígenas do Estado de Santa Catarina agora podem proceder ao Registro Civil de Nascimento (RCN) a partir apenas da Declaração de Nascido Vivo (DNV). O que é comum aos demais cidadãos brasileiros, representa uma conquista de direitos para os indígenas da região. Até junho de 2018, para que pudessem registrar seus filhos, era obrigatório que os indígenas apresentassem o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI).

A exigência do RANI, cobrada por alguns cartórios era mais um empecilho em meio às dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas. Além do distanciamento das aldeias e entraves na comunicação, a dificuldade para ter acesso a documentos básicos, não condizia com a política indigenista adotada pelo Estado Brasileiro a partir da Constituição Federal de 1988.

Após alegações técnicas da Coordenação Regional Litoral Sul e da Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos Sociais (CGPDS), a Funai conseguiu garantir que os procedimentos exigidos aos indígenas para a realização do RCN em Santa Catarina fossem os mesmos exigidos aos demais cidadãos brasileiros, sob o princípio da igualdade e do reconhecimento da plena capacidade civil dos indígenas, assegurados pela Constituição.

O Registro Administrativo de Nascimento de Indígena, previsto no Estatuto do Índio, de 1973, foi regulamentado pela Portaria nº 03/PRES, de 14 de janeiro de 2002. O RANI também pode ser utilizado como um mecanismo de acessibilidade para fins de obtenção do Registro Civil de Nascimento.

Foto: Cristina Souza

Fonte: Ascom/Funai

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Povos indígenas de Santa Catarina vencem mais uma barreira

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Assessoria de Comunicação Funai

Assessoria de Comunicação Funai

Caros colegas, favor citar a fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4997-povos-indigenas-de-santa-catarina-vencem-mais-uma-barreira-ao-acesso-a-documentos-civis?highlight=WyJyYW5pIl0=

Assessoria de Comunicação/Funai
★★★★★DIA 10.04.19 13h44RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/