X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

X

ESTAMOS AO VIVO!

Libere o áudio no canto inferior direito!

RSC Portal - IMPRESSO CATARINENSE

RSC Portal - JORNAL IMPRESSO CATARINENSE

Polícia Militar de Imbituba reduz índices de roubos, furtos e violência doméstica

O período, outubro e novembro, marca o início da atuação do novo comando, que tem à frente o Major Daniel Nunes da Silva.

Por RSC Portal dia em Notícias

Polícia Militar de Imbituba reduz índices de roubos, furtos e violência doméstica
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Roberta Obelheiro

 

A Guarnição de Polícia Militar de Imbituba apresentou os dados estatísticos do último bimestre que, em comparação com o mesmo período de 2017, apresentam redução de índices importantes, como violência doméstica, furtos e roubos na cidade. O período, outubro e novembro, marca o início da atuação do novo comando, que tem à frente o Major Daniel Nunes da Silva.

 

A principal queda foi nos registros de violência doméstica, que passaram de 30 em 2017 para 19 neste ano, uma queda de 37%. Nos furtos, a redução foi de 27%, de 100 registros para 73. Os roubos caíram 25%, de 12 para 8 casos. Esses são os crimes que mais preocupavam, já que são os mais comuns na região. Homicídios não são registrados na cidade desde agosto deste ano.

 

Entre outubro e novembro, a Polícia Militar conduziu 64 pessoas presas em flagrante, uma média de mais de uma por dia. Foram apreendidas três armas de fogo, quase 4,5kg de maconha, 1kg de cocaíba, 22 pedras de crack, 316 comprimidos de ecstasy e 22 mil pontos de LSD.

 

A queda nos índices vem na contramão dos resultados estaduais e nacionais, principalmente quanto à violência doméstica. De acordo com o comandante, os resultados positivos são resultado de estratégias de policiamento e gestão, como acompanhamento da mancha criminal e a geolocalização das ocorrências em tempo real. Outra estratégia é o aumento da visibilidade dos policiais. O patrulhamento foi alterado para os locais e horários com maior circulação de pessoas, aumentando assim, a sensação de segurança da comunidade.

 

Na cidade, os furtos são mais preocupantes nas regiões da Praia do Rosa e Ibiraquera, que concentram mais de 50% das ocorrências da cidade, impactando diretamente no turismo. Como é um delito com menor potencial ofensivo, mesmo em caso de condenação, as penas são reduzidas. “Como é um crime sem violência, os acusados voltam rapidamente para as ruas. Nossa prioridade é prender e triar de circulação esses criminosos. O Setor de Inteligência está constantemente identificando, mas eles ficam pouco tempo presos. Por isso, o melhor é a população se proteger e dificultar a ação criminosa, evitando, por exemplo, deixar pertences à vista ou as chaves em esconderijos próximos aos carros”, explica o major.

 

Já na violência doméstica, a queda nos registros é resultado da retomada da Rede Catarina de Proteção à Mulher, que prevê visitas às vítimas. Nestes atendimentos são fiscalizadas principalmente as medidas protetivas, como o afastamento do lar, já que o descumprimento é crime passível de prisão em flagrante. Em Imbituba, das 193 mulheres com medidas, 53 já foram visitadas pelas guarnições, que tem pelo menos uma policial feminina, sendo 19 só nos últimos dois meses. Para o comandante, o sucesso do programa é porque cria para o agressor a cultura de que a polícia está atenta ao caso e protegendo a vítima. “Com as visitas, o agressor não volta ao lar e as agressões cessam. Além disso, mostramos para outras mulheres que elas serão protegidas quando denunciarem a violência que sofrem”, explica.

 

Temporada de Verão vai contar com policiamento reforçado

 

Para a Temporada de Verão 2019, a guarnição de Imbituba vai receber mais 20 policiais militares de outras cidades. O reforço representa um acréscimo de quase 30% no efetivo da cidade, que é de 70 policiais. Os agentes, que começam a trabalhar entre os dias 20 e 23 de dezembro, serão distribuídos nas praias do Rosa, Ibiraquera e Itapirubá.

 

Para evitar roubos a veículos, que são as principais ocorrências registradas, a aposta será no policiamento ostensivo, rondas, barreiras e fiscalização. Além da repressão criminal, principalmente a furtos e tráfico de drogas, todos os militares envolvidos com a temporada receberão treinamentos para a recepção de turistas.

 

Durante a temporada, a polícia vai reforçar o trabalho preventivo junto a estabelecimentos comerciais, seja com fiscalização ou com visitas para orientar e reforçar medidas de segurança. Questões como gradeamento, posicionamentos dos caixas, locais para caixas eletrônicos e recolhimento de valores são avaliados. Até o momento, 49 estabelecimentos já foram visitados, com prioridade para os considerados mais vulneráveis. O major explica que a orientação aos comerciantes torna esses locais mais seguros para moradores e turistas.

Confira galeria de fotos do artigo: "Polícia Militar de Imbituba reduz índices de roubos, furtos e violência doméstica"

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Polícia Militar de Imbituba reduz índices de roubos, furtos e violência doméstica

Enviando Comentário Fechar :/