X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

X

ESTAMOS AO VIVO!

Libere o áudio no canto inferior direito!

RSC Portal - IMPRESSO CATARINENSE

RSC Portal - JORNAL IMPRESSO CATARINENSE

Polícia Militar de Garopaba focada no cidadão

Comandante Israel afirma que tudo que é feito é para manter a cidade ainda mais protegida.

Por RSC Portal dia em Notícias

Polícia Militar de Garopaba focada no cidadão
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Ana Vargas

Garopaba tem desde 20 de dezembro um novo comandante da Polícia Militar, o Tenente Israel Damásio natural de Imbituba está na PM há 15 anos, já esteve no comando de cidades como Tubarão, e Bombinhas.

Desde sua chegada na cidade o Comandante vem observando que o tipo de ocorrências na cidade varia muito de acordo com a estação. Durante o verão das ocorrências que a PM atendeu 60% eram de perturbação do sossego. “As pessoas vêm para cá e acreditam que estão livres para fazer qualquer tipo de ação, não respeitam o próximo. Nossas maiores demandas são cridas por ditos cidadãos de bem, são as brigas familiares, e perturbações de sossego. Essas ocorrências têm que ser prevenidas com conscientização. Vamos trabalhar para que o carnaval de 2019, tenhamos menos ocorrências desse tipo e que as famílias não sejam tão perturbadas com o barulho dos foliões, como vem acontecendo nestes últimos anos” afirma o Israel

De acordo com o Comandante com a entrada da baixa temporada os delitos que acontecem em Garopaba acabam se modificando. Com a ida dos turistas para seus locais de origem, o número de casas vazias na cidade aumenta muito o que teoricamente atrai os bandidos. “Quando as casas ficam vazias, mas com objetos considerados pelos bandidos de valor, o que acaba acontecendo é que esses meliantes se sentem a vontade de entrar nessas residências e furtá-las. Muitas vezes nós conseguimos identificar os bandidos e até prendê-los”, explica o Comandante.

Uma ação pertinente colocada em pratica pela Polícia Militar de Garopaba é Rede de Vizinhos. O programa é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade. A Rede de Vizinhos já é realidade em diversas comunidades e segmentos da Polícia Militar catarinense, mas para a uniformização da metodologia de implantação e certificação de que o programa está em conformidade com a mundialmente consagrada metodologia do neighbourhood watch, o comando da PMSC institucionalizou a Rede de Vizinhos, a fim de que os resultados de prevenção e fortalecimento de vínculos comunitários possam ser alcançados.

Um grupo de trabalho composto por policiais militares, oficiais e praças, de várias Organizações Policiais Militares (OPM’s) selecionadas como OPM-Modelo foi criado para o desenvolvimento do programa de vigilância entre vizinhos. Com base nas informações dos policiais da linha da frente, foi elaborado um Procedimento Operacional Padrão (POP) de implantação da Rede de Vizinhos PMSC que passa a ser adotado por todos os policiais militares.

“Estamos reorganizando os grupos fazendo cadastros, e com certeza esse é um trabalho que traz muitos resultados positivos, tanto para PM quanto para sociedade. Logo vamos estar com todos os bairros estruturados. Claro que esses grupos não suprem o trabalho do 190, mas tendo regras e as pessoas sabendo respeitá-las, os resultados só tendem a ser positivos. Três bairros já estão com seus grupos de Rede de Vizinhos montados que são Campo Duna, Barra e Vigia, temos reuniões marcadas para Ambrósio, Ferrugem dentre outros”, explica Israel.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Polícia Militar de Garopaba focada no cidadão

Enviando Comentário Fechar :/