X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

X

ESTAMOS AO VIVO!

Libere o áudio no canto inferior direito!

RSC Portal - IMPRESSO CATARINENSE

RSC Portal - JORNAL IMPRESSO CATARINENSE

Garopaba – uma cidade jovem com grandes desafios

Atualmente, tem população estimada em pouco mais de 22 mil pessoas, mas chega a receber 140 mil turistas na Temporada de Verão.

Por RSC Portal dia em Notícias

Garopaba – uma cidade jovem com grandes desafios
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Com raízes que remontam à descoberta do Brasil, em 1500, quando a região era habitada por índios guaranis, Garopaba é um jovem município brasileiro, comemorando 57 anos de emancipação político-administrativa. Atualmente, tem população estimada em pouco mais de 22 mil pessoas, mas chega a receber 140 mil turistas na Temporada de Verão.

Essa condição especial de sazonalidade traz desafios peculiares, principalmente para a atividade comercial e informalidade do mercado. Apesar de consolidada como um dos principais destinos turísticos do país, atraindo turistas de grande poder aquisitivo, enfrenta desafios para gerar emprego e renda para sua população.

De acordo com dados do último censo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ) de 2010, somente 30% da população da cidade possui vínculo empregatício. O salário médio destes trabalhadores formais em 2016 foi de 2,1 salários mínimos. A renda familiar da maioria dos habitantes, tem a média de dois a 3 salários mínimos. E quase 30% da população tem rendimentos de até meio salário mínimo mês.

Apesar da economia fraca durante o ano, os dados de Educação são excelentes, com taxa de escolarização de 99,6% das crianças entre 6 e 14 anos de idade e baixíssimos índices de mortalidade infantil.

Uma cidade que encanta, mas que precisa principalmente de infraestrutura, para garantir o crescimento para as próximas gerações.  Para criar um panorama de Garopaba nestes 57 anos, o Jornal Impresso Catarinense conversou com lideranças econômicas e sociais. Os salários baixos prejudicam o comércio e a informalidade frea o desenvolvimento e as políticas públicas. Para superar esses desafios, a necessidade de esforços conjuntos entre sociedade civil e poder público são apontados como determinantes.

Assim, com uma maior consciência coletiva e união em prol do desenvolvimento, Garopaba crescerá forte e saudável nos próximos anos.

Fotos: Ivo Gonçalves

Confira galeria de fotos do artigo: "Garopaba – uma cidade jovem com grandes desafios"

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Garopaba – uma cidade jovem com grandes desafios

Enviando Comentário Fechar :/