X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

RSC Portal - IMPRESSO CATARINENSE

RSC Portal - JORNAL IMPRESSO CATARINENSE

Decisão para Presidente e Governador ocorre neste domingo

Os eleitores que não votaram no último domingo podem votar no segundo turno, caso o eleitor não tenha nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral.

Por RSC Portal dia em Notícias

Decisão para Presidente e Governador ocorre neste domingo
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Maria Luiza Inácio

O primeiro turno das eleições 2018 foi decisivo para que os senadores, deputados federais e estaduais fossem eleitos, porém os eleitores terão que comparecer às urnas novamente neste domingo para votar entre os dois Presidentes mais votados no país e no Governador de Santa Catarina.

Presidente

Os mais votados desta eleição, ocorrida no último domingo (7), para presidente foram Jair Bolsonaro (PSL) e vice-general Mourão com 46,05% e Fernando Haddad (PT) e vice Manuela d’Ávilla com 29,24%. Deixando para trás Ciro Gomes (PDT) com 12,47%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 4,76%, João Amoêdo (NOVO) com 2,51%, entre outros.

Governador

E a decisão para Governador de Santa Catarina será realizada entre os dois mais votados do Estado, sendo Gelson Merísio (PSD), que recebeu 1.121.855 votos, o que representa 31,12% dos votos válidos e Comandante Moisés (PSL) com 1.071.404 votos, que representa 29,72% dos votos válidos.

Dúvidas frequentes

Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo?

Os eleitores que não votaram no último domingo, podem sim votar no segundo turno, caso o eleitor não tenha nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral.

Voto em trânsito

O voto em trânsito é uma possibilidade oferecida pelo TSE para que eleitores que não residem em seu domicílio eleitoral possam votar. As urnas, nesse caso, são instaladas somente nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores, na região seria instalada em Florianópolis. 

Porém, somente as solicitações realizadas entre os dias 17 de julho e 23 de agosto serão consideradas para o segundo turno, quem não solicitou nesta data, não poderá realizar o voto em trânsito.

Justificar

Quem faltou às eleições do primeiro turno precisa justificar a ausência no cartório eleitoral ou online, por meio do sistema Justifica, até o dia 6 de dezembro. Já os eleitores que faltarem ao segundo turno devem se justificar até o dia 27 de dezembro.

Para justificar o voto, o eleitor precisa apresentar documentos que comprovem o fato que impediu o comparecimento às urnas. E a não justificativa do voto está sujeita a multa, problemas para votar em outras eleições e mesmo o cancelamento do título, caso as faltas ocorram três vezes consecutivas.

Eleitos

Senadores

Os dois senadores eleitos em Santa Catarina foram, Esperidião Amin (PP), com 18,77% dos votos válidos e Jorginho Mello (PR), com 18,07% dos votos válidos.

Deputados federais

Os 16 Deputados federais eleitos em Santa Catarina foram, Hélio Costa (PRB), Daniel Freitas (PSL), Professor Pedro Uczai (PT), Caroline de Toni (PSL), Geovania de Sa (PSDB), Carlos Chiodini (MDB), Fabio Schiochet (PSL), Angela Amin (PP), Carmen Zanotto (PPS), Celso Maldaner (MDB), Peninha (MDB), Darci de Matos (PSD), Ricardo Guidi (PSD), Coronel Armando (PSL), Rodrigo Coelho (PSB) e Gilson Marques (NOVO).

Deputados estaduais

Os 40 Deputados estaduais eleitos em Santa Catarina foram, Alba (PSL), Luciane Carminatti (PT), Julio Garcia (PSD), Ismael (PSD), Paulinha (PDT), Cobalchini (MDB), Felipe Estevão (PSL), Sergio Motta (PRB), Coronel Mocellin (PSL), Fernando Krelling (MDB), De Nadal (MDB), Marlene Fengler (PSD), Volnei Weber (MDB), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Kennedy Nunes (PSD), Zé Milton (PP), Jerry do Aldo (MDB), Neodi Saretta (PT), Jair Miotto (PSC), Laércio Schuster (PSB), Milton Hobus (PSD), Vampiro Luiz Fernando (MDB), Marcos Vieira (PSDB), Padre Pedro (PT), Sargento Lima (PSL), Ana Caroline Campagnolo (PSL), Moacir Sopelsa (MDB), Ada Faraco de Luca (MDB), Nazareno Martins (PSB), Titon (MDB), Bruno Souza (PSB), Jessé Lopes (PSL), João Amin (PP), Altair Silva (PP), Marcius Machado (PR), Berlanda (PR), Rodrigo Minotto (PDT), Mauricio Eskudlark (PR), Fabiano da Luz (PT) e Ivan Naatz (PV).

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Decisão para Presidente e Governador ocorre neste domingo

Enviando Comentário Fechar :/