X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

RSC Portal - IMPRESSO CATARINENSE

RSC Portal - JORNAL IMPRESSO CATARINENSE

Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa

O propósito foi dar a população idosa instruções e a possibilidade de diálogo sobre Direitos, Deveres e novas demandas

Por RSC Portal dia em Notícias

Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O Imbituba Atlético Clube recebeu a conferência - Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas. A segunda edição do evento foi realizada na quarta-feira, 14. O propósito foi dar a população idosa instruções e a possibilidade de diálogo sobre Direitos, Deveres e novas demandas. 

No primeiro momento do dia, o Dr. Paulo Medeiros palestrou sobre o panorama do idoso em Santa Catarina e no Brasil. Em seguida, a conselheira Cristina de Mello Puluceno, representante da Seasth, apresentou o diagnóstico do idoso em Imbituba.

Na parte da tarde, uma divisão em quatro círculos se formou e cada um deles tratava de um eixo. Direitos Fundamentais na Construção e Efetivação das Políticas Públicas; Educação; Enfrentamento da Violação de Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e Os Conselhos de Direitos. Nesses debates, cerca de 50 propostas foram apresentadas e aprovadas pelos delegados. Segundo a presidente do Conselho do Idoso de Imbituba, Bruna Febraio Tavares Fernandes, este é um resultado positivo. “Temos um bom material para buscar a efetivação das propostas nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal”, salienta.

Segundo Neide Alves Santos, participante do evento, o foco principal é aprender e buscar melhorias. “Está sendo um aprendizado e é bom poder buscar melhorias para o idoso. Ali no nosso grupo nós estamos discutindo melhorias para a saúde do idoso no município, mas pensando no Estado também. E os acamados estão precisando mais ainda”, ressalta a baiana que está há 28 anos em Imbituba.

Aládia Winnicki, por sua vez, relatou pontos negativos, mas salientou a importância de estar ali. “Tá faltando muita coisa. O transporte não está funcionando, as calçadas estão com problema, falta geriatra, ortopedista, endócrino. Mas o evento é importante para nós nos situarmos para conseguir melhorias para o agora e para o futuro, para os próximos idosos”, avalia.

Segundo a presidente do Conselho, mais horários de transporte para retorno das consultas e tratamentos fora domicilio foram as principais demandas apresentadas, mas o saldo geral do evento é positivo. “Cumprimos a missão do dia e saímos realizados com a importante adesão da população com a causa”, comemora.

Centro de Atenção à Pessoa Idosa Izabel Pires Elias

O Centro de Atenção à Pessoa Idosa Izabel Pires Elias, é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas. O objetivo é proporcionar ao idoso um ambiente que favoreça a integração social, através de atividades que promovam prevenção e promoção do envelhecimento ativo e saudável, desenvolvimento da autonomia e evitem situações de risco social.

Conselho do Idoso

O Conselho do Idoso realiza, em toda primeira quarta-feira do mês, uma reunião ordinária na sala de reuniões da Prefeitura de Imbituba, no primeiro andar. O debate acontece sempre a partir das 9h da manhã e é aberta ao público.

 

Créditos: Ana Cardoso

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa

Enviando Comentário Fechar :/