X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

X

ESTAMOS AO VIVO!

Libere o áudio no canto inferior direito!

RSC Portal - IMPRESSO CATARINENSE

RSC Portal - JORNAL IMPRESSO CATARINENSE

Biblioteca Pública de Imbituba comemorou 42 anos

Evento reuniu a comunidade com apresentação de artistas locais, atividades de leitura.

Por RSC Portal 2 dia em Notícias

Biblioteca Pública de Imbituba comemorou 42 anos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A Diretoria de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da Prefeitura de Imbituba, através da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa realizaram no dia 18 de julho diversas atividades em comemoração ao aniversário dos seus 42 anos. O evento gratuito  contou com a presença de mais de 150 pessoas. Atividades de leitura, bate-papo, música, performances, intervenções, poemas, narrativas, dentre outras manifestações artísticas encantaram a comunidade.

As atividades iniciaram às 14h com a Roda de Leitura para Crianças, com os Rondonistas do Núcleo Extensionista Rondon da UDESC. Participaram crianças com seus familiares, alguns pela primeira vez na biblioteca pública. Desejamos em breve oportunizar mais momentos como esse para o público infantil, comenta a equipe da Biblioteca. Daniel Bernardino, coordenador das ações esclarece que o “Projeto Rondon é uma extensão da UDESC e visa a troca de conhecimento entre a comunidade e os acadêmicos de diversos cursos e instituições parceiras, interagindo com a comunidade”.

O Bate-papo “Biblioteca Pública: perspectivas e atuação” iniciou às 16h com a apresentação da pesquisa elaborada por Guilherme da Silva, na área de Biblioteconomia, que apresentou a Atuação Profissional em Biblioteca Pública a partir do discurso da bibliotecária que atua na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Biblioteconomia, apresentado na  UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina em julho deste ano. A pesquisa parte do conhecimento das atividades realizadas na Biblioteca e o envolvimento da bibliotecária com a comunidade e nas instâncias públicas da cidade de Imbituba e analisa as ações desenvolvidas na Biblioteca, os fatores que possibilitam e motivam a atuação, bem como, a opinião a o respeito às ações culturais e ao papel das bibliotecas públicas na sociedade. Guilherme afirma que “o resultado da pesquisa pode contribuir com ideias e possíveis caminhos a serem seguidos por profissionais em outras bibliotecas, ao encontrarem situações semelhantes nas suas realidades.”


Na sequência Débora Campos da Rosa trouxe a pesquisa Biblioteca Parque: um estudo para a reabilitação das edificações de interesse histórico cultural em Imbituba/SC, Trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo apresentado na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, em Laguna, também em julho deste ano. A proposta apresentada traz a reabilitação dos edifícios 11 e 12, atribuindo o conceito de biblioteca parque, nas respectivas edificações. A relevância desse trabalho iniciou pelo fato da Biblioteca, encontrar-se em um local inapropriado para a demanda atual. Uma das edificações escolhidas para tal fim, a Torre 11 já funcionou como biblioteca pública, o que facilita sua reinserção. Débora esclarece que “a proposta de uma Biblioteca Parque, surge como um complemento das atividades atuais da Biblioteca. Uma proposta que respeita as proporções das edificações a ambiência e suas principais perspectivas. Estas diretrizes irão auxiliar a elaboração do anteprojeto durante o Trabalho de Conclusão de Curso II.” A equipe da Biblioteca Pública aguarda ansiosa os próximos passos das pesquisas, que se completam e que futuramente trarão novas perspectivas de melhorias. Assim seguimos fortalecidos, com o apoio que é fundamental para o planejamento das ações que seguem em prol da definição de uma sede própria para este equipamento cultural.

Já o V Sarau Musical conduzido por Mariana Corso foi repleto de momentos especiais, dentre eles a participação do Coral de Imbituba, regido por Helena Dalbosco, que trouxe novas peças para tirar o fôlego do público presente. Na oportunidade, Francisco Neto, aluno da Oficina de Teatro Livre da Cia. Desmontagem Cênica hipnotizou a todos com sua interpretação da música “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque, apenas se escutou o latidos dos cães na redondeza. A Intervenção Poética do Caos, facilitada por lzar Duarte, Katiuscia Dier Francisco e Lorraine Amorim Corrêa e numa roda os participantes se envolveram na desconstrução da leitura tradicional da poesia.

Mas, o ponto alto das comemorações se deu durante o Sarau, no momento da entrega da logotipo da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, em formato de banner, pelo Diretor de Cultura, Paulo Armando, marcando com imensa alegria e vibração a equipe da Cultura em Imbituba. As funcionárias da Biblioteca, super emocionadas, agradeceram a todos os envolvidos e aos gestores pela confiança e olhar sensível em atender esse pedido, agora teremos nossa identidade visual para nos identificar por aí. “Afinal, com a aprovação do orçamento do PPA - Planejamento Plurianual, aprovado para os próximos quatro anos o Sistema Municipal de Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura (SMBLLL) vive um momento único, pois com o recurso estimado e as possibilidades de captação poderemos vislumbrar efetivas melhorias para a Leitura em nossa cidade. Não obstante, poderemos agora sair do sonho e planejar a construção da sede própria da Biblioteca Pública”, comemora a bibliotecária Gláucia Maindra. Paulo Armando, conduziu as atividades de celebração deste momento, e comenta que “foi gratificante ver o trabalho da equipe da biblioteca frutificando. A manifestação cultural de artistas, músicos, jovens e idosos em uma interação realmente popular e cheia de  emoção. A cultura deve ser assim, um agente de unificação e transformação na sociedade. Transformando sonhos em realidade. O presente elaborado para a biblioteca foi sonhado e desejado, a Logomarca hoje real é um marco para a mudança. Foi emocionante entregá-la.  Vale afirmar que sonho que se sonha junto é realidade! Que possamos sonhar com mais intensidade a cada dia, e desfrutar de muitas conquistas. Porque o que desejamos é de uma Imbituba onde a Cultura seja para todos”.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Biblioteca Pública de Imbituba comemorou 42 anos

Enviando Comentário Fechar :/