X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

RSC Portal - IMPRESSO CATARINENSE

RSC Portal - JORNAL IMPRESSO CATARINENSE

Autoridades discutirão tecnologia aeroespacial para prever eventos climáticos em SC

Reuni entre representantes federais, estaduais e de entidades catarinenses discutirá parceria no desenvolvimento de tecnologia aeroespacial para prever eventos climáticos

Por RSC Portal dia em Notícias

Autoridades discutirão tecnologia aeroespacial para prever eventos climáticos em SC
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

 

A passagem do ciclone-bomba, considerado o maior desastre com ventos da história de Santa Catarina, evidenciou a importância de se implementar mecanismos tecnológicos mais avançados de previsão do tempo. Nesta quarta-feira (29), às 17 horas, uma reunião entre representantes das esferas federal, estadual e entidades catarinenses, busca desenvolver parceria no desenvolvimento de mecanismos aeroespaciais que possam antecipar a previsão de eventos meteorológicos.

Segundo o deputado federal Daniel Freitas, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Apoio ao Programa Espacial Brasileiro, o objetivo é discutir, estruturar e preparar o Estado, caso novos eventos naturais desta magnitude aconteçam. “Desenvolvemos um extensa agenda e, na segunda-feira (27), recebi o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura e sua equipe para alinharmos ações para o desenvolvimento de um projeto. Já nos reunimos com a Fiesc, UFSC e Fundação Certi. Nesta quarta-feira (29), estaremos reunidos de forma virtual com o Governo do Estado, Defesa Civil, Ministério de Ciência e Tecnologia e Ministério do Desenvolvimento Regional, além de parlamentares da bancada catarinenses”, explicou o parlamentar que também é coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense.

A videoconferência acontece na sede da Defesa Civil, em Florianópolis, e contará com a participação do governador do Estado Carlos Moisés e da vice-governadora Daniela Reinehr. Também já confirmaram presença, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes e o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, senadores e deputados federais da bancada catarinense. Atentos para que o diálogo seja qualificado, participarão também o Presidente da Associação Catarinense de Meteorologia (ACMET), Leandro Puchalski, e o Pesquisador em Agrometeorologia da EPAGRI/CIRAM, Márcio Sônego.

Para o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, Santa Catarina tem uma localização propícia para a ocorrência de fenômenos climáticos extremos e, mesmo não podendo fazer frente, à medida que se tem conhecimento, pode-se antecipar e planejar ações de defesa civil e de proteção para minimizar os impactos na sociedade. “Os sistemas espaciais surgem como uma ferramenta importante para conferir aos especialistas da área de meteorologia a possibilidade de tomar medidas. É dessa forma que o Programa Espacial Brasileiro se une a toda capacidade já instalada no Estado, aos especialistas, entidades e Defesa Civil, como parceiro no desenvolvimento de defesa dos catarinenses”, explica Moura.

Agenda

Já na segunda-feira (27), a comitiva formada pelo presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, pelo diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Cristiano Augusto Trein e pelo diretor Paulo Barros, visitaram a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Na terça-feira (28), a agenda seguiu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para conhecer os laboratórios e o trabalho já desenvolvido pela instituição. O pró-reitor de Pesquisa, Sebastião R. Soares; o diretor do Centro Tecnológico, Edson R. De Pieri; o chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, Sergio L. Gargioni e o coordenador do SC2C.Aero, Victor J. De Negri, acompanharam a visita. Nesta quarta-feira (28), pela manhã, está prevista, ainda, agenda no Observatório da FIESC, com o Diretor de Inovação e Competitividade, José Fiates.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Autoridades discutirão tecnologia aeroespacial para prever eventos climáticos em SC

Enviando Comentário Fechar :/