X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

RSC Portal - Rede Souza de Comunicação

  • RSC Portal no Twitter
  • RSC Portal no YouTube
  • RSC Portal no Facebook

Voluntários coletam 345Kg de lixo em Garopaba

No Dia Mundial dos Oceanos (08), o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) de Garopaba e instituições parceiras fizeram um mutirão de limpeza na Praia do Centro Histórico de Garopaba

Por Redação do RSC dia em Notícias

Voluntários coletam 345Kg de lixo em Garopaba
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais uma ação de limpeza na praia do centro histórico de Garopaba (SC) revelou um indicador nada bom. Em apenas 100 metros de praia 62 voluntários coletaram 345 Kg de resíduos como pneus, pedaços de redes de pescas, artefatos de pesca, vidros, embalagens plásticas e muitas pontas de cigarro.

A ação foi realizada neste final de semana, no sábado (08), Dia Mundial dos Oceanos, para servir de alerta e conscientizar a comunidade para uma triste questão apontada pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a questão descarte incorreto do plástico. A ONU informou em um relatório que se não fizermos nada para conter o consumo do plástico de uso único (canudos, copos, sacos) em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Infelizmente, todos os anos mais de 8 toneladas destes materiais são lançadas nos oceanos.

Preocupado com estes indicadores e para tentar contribuir com a educação ambiental e a mobilização de pessoas em favor da proteção dos oceanos é que o IMMC e seus parceiros fizeram esta atividade comunitária. A ideia agora é levar estes dados para a prefeitura e solicitar formas de como evitar o descarte destes materiais em locais como este que atraem milhões de turistas na temporada.

Integrantes do CONTUR, Ecosurf, Let’s Go Surfing Girls, ONG Ferrugem Viva, Projeto Cetáceos, Projeto Social Praia Mais Limpa, Reiki Comunitário e pessoas da comunidade fizeram parte dos participantes desta ação de limpeza na Praia do Centro Histórico de Garopaba (SC). O grupo ainda fez um abraço simbólico para marcar este Dia Mundial dos Oceanos.

Sobre o IMMC

Desde 2012, o IMMC desenvolve com as 12 Escolas Municipais de Garopaba (SC) este programa pioneiro de educação socioambiental, certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil e reconhecido como Instituição de Inovação e Criatividade na Educação Básica no Brasil pelo Ministério da Educação -MEC. O programa educativo envolve as crianças com os atuais problemas socioambientais relacionados aos oceanos, fomentando experiências de aprendizagem prática no ambiente costeiro. A garotada torna-se pesquisadora e monitora mirim do litoral onde vive, conhecendo as características deste ecossistema, a cultura local e as atividades socioeconômicas exercidas na comunidade. Foram formados 1.870 ‘guardiões dos oceanos’ e impactadas mais de 30 mil pessoas.

O trabalho já virou referência na área de educação ambiental local, mas também recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Conquistou premiações como: o Prêmio IGK – A grande jogada social, do Instituto Guga Kuerten 2017, na categoria Ação Educativa Ambiental, ganhou em Guayaquil (Equador) o Prêmio América Latina Verde 2017 na categoria ‘Oceanos’, tendo concorrido com mais de 2.400 projetos de 36 países da América Latina, e foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef 2018, entre outras condecorações.

Na sede do IMMC, no centro histórico da cidade, as pessoas podem visitar o Mini Museu do Mar e aprender sobre a biodiversidade marinha da região, além de brincar com os jogos eco educativos, ler livros e ver vídeos sobre os oceanos que estão disponíveis na ‘Oceanoteca’. Também são desenvolvidas atividades socioeducativas e culturais para as crianças, como oficinas de arte e expedições científicas pela costa de Garopaba, a partir de 5 anos de idade. A sede fica localizada na Rua Aderbal Ramos da Silva, 46. 

Fotos: Divulgação / IMMC

 

Confira galeria de fotos do artigo: "Voluntários coletam 345Kg de lixo em Garopaba "

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Voluntários coletam 345Kg de lixo em Garopaba

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Liége Marques de Oliveira Da Poian

Liége Marques de Oliveira Da Poian

Adorei participar, parabéns para os organizadores e sim há muito que ser feito em prol da conscientização da população e em especial aos que frequentam e sobrevivem desse fornecedor de riquezas que é o Oceano , Salvem Os Oceanos!!!!
★★★★★DIA 12.06.19 09h10RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/