X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Drakos Beer Pub
EAD Cruzeiro do Sul
Open Food Churrasco Premium
Tributo Raul Seixas 30 anos
Snet Telecom
Pães e Cucas em Garopaba
Clube do Assinante Impresso Catarinense
King Barbearia
Raancon Construtora

Udesc lança cartilha sobre Fake News

Documento pode ser baixado no portal da Universidade Estadual de Santa Catarina

Por RSC Portal dia em Notícias

Udesc lança cartilha sobre Fake News
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

No período eleitoral, especialmente, presenciamos grande circulação de notícias no Facebook envolvendo os nomes dos candidatos. São informações a respeito de pesquisas eleitorais, vídeos que apresentam a participação em debates na TV, opiniões polêmicas dos políticos, notícias sensacionalistas, fatos relacionados a familiares ou amigos próximos.

Uma avalanche de notícias dos mais variados assuntos tem transitado neste ambiente. Algumas dessas postagens ganharam maior destaque no Facebook, devido às interações constantes e ao índice de engajamento proporcionados a partir do compartilhamento na rede. Muitas delas, no entanto, se enquadram como fake news (notícias falsas) por apresentarem no corpo do texto, por exemplo, a divulgação de dados incorretos ou inexistentes, boatos difamatórios, pesquisas eleitorais que nunca existiram e distorção de frases ditas pelos candidatos.

No caso das mídias sociais, a pós-verdade também pode ser verificada através do engajamento em publicações que vão ao encontro de crenças individuais, que reforçam ideologias e acionam gatilhos emocionais que, na maior parte das vezes, atordoam e impedem o entendimento da realidade com independência e clareza num perigoso jogo de manipulação da opinião pública pós-contemporânea.

Nesta cartilha, apresentaremos mecanismos que auxiliam os cidadãos a identificar fake news publicadas no Facebook, motivadas pelo cenário político do país, mas que podem lhe ser úteis em qualquer momento, independentemente de ser período de eleição. Pretendemos, com esse documento, ajudar os cidadãos a não se deixarem seduzir pelo fenômeno da pós-verdade, algo muito presente nas interações travadas através das mídias sociais.

Foto: Reprodução internet

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Udesc lança cartilha sobre Fake News

Enviando Comentário Fechar :/