X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Z12 Sushi Imbituba
Dedetizadora D.D. Sul
Frutos de Goiás Imbituba
Barbearia Vip Imbituba
MC CELULARES
Tabacaria Cardoso
Snet Telecom

TJSC lança Cartilha Crush Perfeito para alertar jovens sobre relacionamentos abusivos

Bonita, com uma linguagem descontraída e direta, com questões reflexivas, a Cartilha ajuda a pessoa a perceber se está ou não numa enrascada

Por RSC Portal dia em Notícias

TJSC lança Cartilha Crush Perfeito para alertar jovens sobre relacionamentos abusivos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O que é e como identificar um relacionamento abusivo? Quais são os problemas e os possíveis desfechos de uma relação assim? Como saber se seu relacionamento é saudável? Com foco central nos jovens, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Poder Judiciário de Santa Catarina, lança nesta quarta-feira (8/07) a Cartilha Crush Perfeito. Bonita, com uma linguagem descontraída e direta, com questões reflexivas, a Cartilha ajuda a pessoa a perceber se está ou não numa enrascada. No final, há um teste simples, com perguntas objetivas, para quem está em dúvida.

"Relacionamento abusivo", explica a Cartilha, "é quando uma das partes exerce poder ou pressão excessiva e contínua sobre a outra" e ele se manifesta de diversas formas:  ciúmes acima do normal, afirmações cruéis sobre a aparência, críticas ao que a pessoa fala, desconfiança permanente e controle excessivo. A Cartilha é muito clara: Se o Crush, por exemplo, bisbilhota seu e-mail, seu WhatsApp e sua rede social sem a sua autorização, e se obriga você a excluir algum amigo ou alguma foto da rede social, se lhe proíbe de conversar com seus amigos virtualmente, se faz ameaças e cria sistemas de punições, se interfere sistematicamente no seu estudo ou no seu trabalho, atenção - isso é um relacionamento abusivo.

O problema, conforme a Cartilha, é que aos poucos, sem perceber, a pessoa começa a achar que não sabe fazer escolhas ou que precisa diminuir seu círculo de amizades. E então, muitas vezes, é como uma bola de neve porque a pessoa vai fazer concessões até anular por completo sua própria identidade. A desembargadora Salete Sommariva, presidente da Cevid, explica que objetivo da cartilha é falar diretamente com os jovens, em especial para as mulheres que estão começando uma vida amorosa, e ajudá-las a se fortalecer e a se proteger. "União, conhecimento e informação de qualidade são armas poderosas e eficazes no combate à violência", diz a magistrada.

Veja a Cartilha neste link.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para TJSC lança Cartilha Crush Perfeito para alertar jovens sobre relacionamentos abusivos

Enviando Comentário Fechar :/