X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Seu pedido é uma ordem
Mais Delivery Garopaba
Tabacaria Cardoso
Clube do Assinante Impresso Catarinense
Snet Telecom

Tenda Literária movimenta a Barra de Ibiraquera neste final de semana

Um espaço cultural inclusivo em prol da leitura e agora premiado pelo Governo do Estado de Santa Catarina

Por RSC Portal dia em Notícias

Tenda Literária movimenta a Barra de Ibiraquera neste final de semana
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Uma onda de cultura e conhecimento nas praias de Imbituba é o que promete a Tenda Literária. O evento, que está na quinta temporada, terá duas edições no mês de fevereiro neste verão 2020, nos dias 08 e 09 na Barra de Ibiraquera e nos dias 15 e 16 na Praia de Itapirubá (janela aberta Norte ou Sul). O espaço cultural terá livros à disposição, contação de histórias, sarau musical, além de apresentações artísticas e culturais, com a participação dos escritores e poetas. Toda a população é convidada a participar. O evento também apresenta os atrativos para a temporada de visitação das Baleias Franca, durante o inverno, venha conferir!

A Tenda recebe a oportunidade ímpar de dialogar com a comunidade, num espaço cultural idealizado pela Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, via Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE). Para a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), Cristiane Tokarski Espezim a Tenda Literária consolida a continuidade de um projeto que possibilitou a ampliação dos índices de leitura em Imbituba, conforme dados coletados pela Biblioteca Pública Municipal. E pensando em atender gostos diversificados a tenda apresenta um acervo selecionado.

A grande novidade deste ano é a divulgação do Projeto “Difusão da Literatura Brasileira na Tenda Literária: um banho de cultura nas praias de Imbituba, SC”, proposto pela Prefeitura de Imbituba, um Projeto em execução pelo Governo do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Patrimônio Cultural– Edição 2019. 

 

Nesta oportunidade, a Prefeitura cumpre parte da sua contrapartida social do Projeto com a realização da “Roda de Conversa Difusão da Literatura Brasileira na Tenda Literária”, que será conduzida pelos curadores Ailton Pereira Junior, Arlindo Rodrigues da Silva, Lorraine Amorim Corrêa e Mateus Pinho Bernardes. Que pesquisaram, mapearam e selecionaram exclusivamente obras da literatura brasileira traduzidas para o espanhol e inglês, nos seguintes gêneros: contos, poemas, crônicas, romances, novelas, biografias, ensaios, dentre outros gêneros literários. A conversa é aberta e apresenta os desafios desta curadoria e suas implicações no mercado editorial no Brasil. Revelando, por exemplo, a representatividade da mulher brasileira neste contexto.

Essa edição vai contar com a participação do GT Santa Catarina da Rede Nacional de Leitura Inclusiva, que promoverá um diálogo de aproximação com os presentes. E também com o MercadIM, um mercado do fazer criativo, que estimula o turismo por meio da economia criativa na Rota da Baleia Franca estará presente nesta edição com Isabella Torquato. Outra criativa que marca presença no evento é a Malu Soares, da Na Fila do Pão, que trabalha com a produção artesanal de pães de fermentação natural. Que utiliza ingredientes orgânicos e de pequenos produtores. Malu reforça que “Nosso fermento tem como base a mandioca, visando fortalecer a identidade cultural da nossa cidade e resgatar a memória dos engenhos de farinha, atividade que foi o meio de subsistência para muitas famílias da região. Nossos pães buscam conciliar boa alimentação, sabor e conexão com nossas raízes.”


Já no domingo, a Ecosurf convoca os moradores e turistas às 15h30 para uma ação diferenciada, onde conduzidos pelo Coletivo TaiáTerra poderão experimentar uma vivência sensitiva na “Trilha do Caminho do Rei” e neste mesmo trajeto levarão consigo o lixo que encontrarem pelo caminho. São apenas 12 vagas, a atividade é inclusiva e todos estão convidados. Os condutores recomendam levar na trilha: repelente, roupas leves, calça e camisas longas que protegem de arranhões; sapatos adequados, fechados e com sola não escorregadia; chapéu ou boné, protetor solar e óculos escuros; garrafas com água conforme a necessidade de cada um, capa para chuva e lanche.

Nesta edição do evento o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) divulga o Procult à comunidade. Procult é o Programa Municipal de Incentivo à Cultura que propicia aos artistas de Imbituba apoio para viabilizar projetos culturais, onde a Prefeitura de Imbituba por meio de renúncia fiscal valoriza e promove a cultural local.

 

A Tenda Literária possibilita levar cultura e informação à sociedade, afirma Gláucia, bibliotecária e coordenadora do projeto, que agradece a todos os envolvidos na organização do evento.


Como funciona?

Tanto os turistas quanto a comunidade residente em Imbituba poderão realizar o empréstimo de livros. Para efetuar empréstimo de livros é preciso apresentar na Tenda documento de RG ou CPF e ao final do dia devolver o livro. Para efetuar o cadastro de leitor, para quem reside em Imbituba, basta apresentar comprovante de residência atual na cidade em nome próprio, ou nome dos responsáveis; RG; CPF e uma foto 3x4. Para imbitubenses é possível emprestar até três livros por 15 dias, que podem ser renovados via whatsapp, telefone, internet e presencialmente na Biblioteca. Um dos objetivos da Tenda é aproximar e facilitar o acesso aos recursos que a biblioteca oferece.



Programação Tenda Literária

Livros, leitura, literatura, informação e contação de histórias

Datas: 08 e 09/02 - Barra de Ibiraquera
15 e 16/02 - Praia de Itapirubá (janela aberta Norte ou Sul)
Horário: das 9h às 19h

Participação livre e gratuita!

Acesse o link abaixo, marque presença e nos ajude a divulgar:
https://www.facebook.com/events/168851207876919/

Como chegar? Tem mapa no link:

http://bit.ly/TendaLiterariaBarraIbiraquera


O evento acontecerá mesmo com chuva!

Barra de Ibiraquera
08/02 - Sábado
9h - Ateliê aberto de gravura “A natureza gravada na poesia de Manoel de Barros”, com Ailton Pereira Junior (duração: 2 horas)
10h às 13h - MercadIM e o Dia Mundial da Criatividade, 21 de abril, marcando o início das atividades de fortalecimento da economia criativa junto ao turismo, com Isabella Torquato

10 às 17h - Na Fila do Pão, com Malu Soares

11h - “Oficina Autobiografia alimentar: quem sou eu depois de me olhar através da comida?” com Katiuscia Dier Francisco (duração: 2 horas)
14h - Espetáculo "O Circo encontra a Literatura e Perolinha conta a história", com Laura de Dominicis (duração: 40 minutos)
14h às 18h - Rota da Baleia Franca convida os visitantes para conhecer seu destino de Inverno

15h - "Roda de Conversa Difusão da Literatura Brasileira na Tenda Literária", coordenada por Lorraine Amorim Correa, com a participação dos curadores Ailton Pereira Junior, Juniores Rodrigues, Lorraine Amorim Corrêa, Marco Anselmo Vasques, Mateus Pinho Bernardes. (duração: 1 hora e 30 minutos)
16h às 18h - Comitê ODS Tubarão e Região apresenta de forma lúdica os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
16h30 - Espetáculo de narração oral “Contos Fantásticos da ilha de Santa Catarina”, por Sergio Carneiro Bello (duração: 45 minutos)
17h às 19h - Conheça o Procult - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Imbituba, com o CMPC

17h20 - Sarau Musical, conduzido por Mariana Corso, que apresenta um repertório literário variado com clássicos da música popular brasileira e muita poesia, traga seus escritos e venha participar!  (duração: 1 hora e 30 minutos)

09/02 - Domingo
10h às 12h - Conheça o Procult - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Imbituba, com o CMPC

10h às 15h - “Mini Museu do Mar”, com prática do Monitoramento Mirim Costeiro pelo IMMC
10h30 às 12h - Comitê ODS Tubarão e Região apresenta de forma lúdica os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
11h - Roda de Conversa “Escolhemos os livros que lemos ou são eles que nos escolhem?”, com a condução da Rede Leitura Inclusiva SC e Fundação Dorina Nowill, mediada por Debora Regina Ouriques (duração: 1 hora e 30 minutos)
14h às 19h - Estande informativo - com materiais biológicos e muitas informações e curiosidades sobre a Baleia Franca, com o Instituto Australis/Projeto Baleia Franca
14h - Momento Franca, com Instituto Australis (duração: 1 hora)
15h - “Sementes Africanas”, com Encantados  Contadores de Histórias (30 minutos)
15h30 - Trilha Caminho do Rei (12 vagas | inscrições whats: 48 99926-2111)
Saída  da Barra de Ibiraquera em direção a Praia do Luz, seguindo até o Caminho do Rei, retornando para a Barra. Neste percurso o Coletivo TaiáTerra, fará uma vivência sensitiva em parceria com a Rede de Leitura Inclusiva e limpeza de praia, em parceria com a Ecosurf.  Percurso: 3 km. Nível: fácil. Tempo: em média 3 horas.
15h45 - Apresentação e Vivência de Dança Contemporânea baseada no livro “Cemitério dos Vivos”, de Lima Barreto, com o Grupo Dança Comigo (duração: 2 horas)
17h30 - Espetáculo de narração oral “Contos Fantásticos da ilha de Santa Catarina”, por Sergio Carneiro Bello  (duração: 45 minutos)
18h - Espetáculo Musical "Canções de Imbituba", com os musicistas Ivan Cunha, Helena Dalbosco e Elizandro Santos (duração: 1 hora)


Para acompanhar a Tenda Literária acesse:

https://www.facebook.com/tendaliteraria

https://www.instagram.com/tendaliteraria



Saiba mais sobre a programação


Ateliê aberto de gravura “A natureza gravada na poesia de Manoel de Barros”, com Ailton Pereira Junior - nesse espaço serão apresentados diferentes tipos de gravuras, como monotipia, gravura em metal e xilogravura. Porém, como exercício de impressão, folhas nativas da região de Santa Catarina serão usadas como matriz das gravuras. Para a composição e alimentação do tema, poesias de Manoel de Barros serão lidas e percebidas nessa relação íntima de literatura e natureza no horizonte do autor. No final da atividade, cada participante sairá com a gravura de uma folha ao lado de uma poesia de Manoel de Barros.


Autobiografia alimentar: quem sou eu depois de me olhar através da comida? com Katiuscia Dier Francisco - a oficina pretende conectar os participantes ao exercício de escrever sua história entrelaçada pela comida. A história de vida revelada por um novo olhar – a do sujeito que se redescobre por meio da comida, compreendendo mais a si mesmo, sobre o mundo, e sua relação com a comida, permitindo que ele reflita sobre ela evidenciando outras dimensões além da puramente biológica, ou seja que comer, ou não comer, é um ato cheio de sentidos.

Canções de Imbituba é um espetáculo que consiste em contemplar uma seleção de composições musicais de artistas genuinamente imbitubenses. Devido ao vasto celeiro de compositores de qualidade de nossa terra, neste projeto recrutamos músicas de compositores como: Jorge Coelho, Lourenço Luiz de Pietro, Amauri Castro, entre outros. Os arranjos das canções são específicos para a formação de instrumentos requisitada, que são: teclado e voz, com Helena Dalbosco; violino e flauta transversal, com Ivan Cunha; e trompete, sax e percussão, com Elizandro Santos.


Conversa sobre os meus livros - como você escolhe sua leitura? Você escolhe pela idade do autor? Ou pesquisa pela história de vida da autora? Você gosta de histórias que contem sobre o início das histórias? Convidamos você para conversar sobre a escolha de livros, o acesso e o percurso para fazer uma leitura envolvente! A ação será realizada pela Rede de Leitura Inclusiva de Imbituba. Informações em www.redeleiturainclusiva.org.br. A roda será mediada por Debora Regina Ouriques, Professora e Mestre em Teoria Literária.


Contos Fantásticos da ilha de Santa Catarina, por Sergio Carneiro Bello - apresenta o espetáculo de narração de histórias da cultura de origem açoriana do litoral de Santa Catarina, com repertório baseado na obra de Franklin Cascaes e pesquisa do narrador, trazendo lendas de bruxas e outras “visagens”.

Dança Contemporânea baseada no livro “Cemitério dos Vivos”, de Lima Barreto, com o Grupo Dança Comigo, recentemente premiado em 4 de 5 coreografias inscritas no Garopaba em Dança, apresenta um contemporâneo com base na obra “Cemitério dos Vivos”, de Lima Barreto, onde as coreografias pretendem trazer o público para refletir, sobre o que é considerado louco e o que é normal? O que é certo e o que é errado? Frente a sociedade e o governo na época em que se passa a história. Uma coreografia de Marilei Santos, professora e bailarina contemporânea e Andréa Pivatto, psicóloga, professora e bailarina contemporânea. Na sequência, Marilei conduzirá uma vivência de dança contemporânea para o público que estiver assistindo ao ar livre, onde público e bailarinos se transformarão na dança.

O Circo encontra a Literatura e Perolinha conta a história - o espetáculo para toda a família, conta com a atuação da artista, Perolinha (Laura de Dominicis) bailarina, palhaça e acrobata. Ela acompanhada pela música irá desdobrando na sua apresentação Circo, Dança e Palhaço, deixando aparecer poéticas imagens em cada cena. O público poderá virar participante, o técnico um assistente; todos serão protagonistas da história. O espetáculo reúne as técnicas de Clown, Parada de mãos, Dança, Malabares, Acrobacia de chão e em dupla. A peça foi criada utilizando essas diversas linguagens e procurando síntese nos recursos cênicos. Durante o espetáculo as técnicas aparecem expressas na dança coreografadas. Em cada diferente espaço o show adquire uma dimensão onde o público fazer parte é muito importante.

Rodada de Histórias, com Encantados  Contadores de Histórias - Vem ouvir histórias que a roda vai começar! A ciranda chama pra roda e as histórias saltam de um saquinho encantado para ganhar som, forma e cor. Girando entre poesias e melodias, acompanhadas de ensinamentos e de uma boa pitada de alegria, as histórias rodopiam na imaginação do espectador, que é quem vai sortear a história que vamos contar.

Sementes Africanas, com Encantados  Contadores de Histórias - Tambores, cantos e baobás cheios de tesouros... As raízes da cultura de matriz africana são colocadas em evidência com o espetáculo Sementes Africanas, que apresenta histórias da tradição oral africana com elementos da dança e percussão ao vivo. 



Informações sobre artistas e colaboradores


Coletivo TaiáTerra Condução Ambiental Local é composto por condutores ambientais locais de Imbituba e Garopaba e guias de turismo regional de Santa Catarina desde em 2012, com a proposta de fortalecer o Turismo de Base Comunitária - através da condução de grupos e pessoas interessadas nos caminhos e trilhas da região, com segurança, respeito ao ambiente e ênfase na cultura local viva.


Ecosurf é uma organização social brasileira independente, sem fins lucrativos, fundada e idealizada por surfistas no ano 2000. É uma instituição comprometida com a justiça socioambiental e a cultura de paz, que busca empoderar os Surfistas para a atuação em causas públicas, proteção das praias, mares, ondas e oceanos, atuando na zona costeira brasileira, especialmente na região sul e sudeste. A Ecosurf Santa Catarina atua no município de Imbituba com campanhas de educação ambiental, despoluição e monitoramento de resíduos sólidos desde 2014, colaborando com a retirada e identificação de 150 mil resíduos das praias.


Grupo Encantados  Contadores de Histórias - tem  a proposta  de contar histórias de um jeito diferente, onde a  criatividade permitir. Tem como missão realizar projetos  que visam fomentar, difundir, divulgar e ampliar o acesso  à cultura e as artes em geral. Onde houver a possibilidade de  uma boa história, o grupo estará lá para dar corpo e forma a esse enredo, com soluções em arte e muito encantamento. Encantados 10 anos de muitas histórias: https://youtu.be/X9swu2fD-wA ou https://vimeo.com/144670761

Instituto Australis de Pesquisa e Monitoramento Ambiental é uma entidade civil sem fins lucrativos criada em 2015 para auxiliar na manutenção das atividades do Programa de Pesquisa e Conservação da Baleia Franca – Projeto Baleia Franca. Desenvolve além da pesquisa, atividades de educação ambiental e formulação de políticas públicas. Possui um Centro de Visitantes com deck de observação de baleias e visitas guiadas gratuitas.


Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) é uma Tecnologia Social pioneira no Brasil de educação para a conscientização da preservação da zona costeira e valorização da cultura tradicional de Garopaba (SC). Em fevereiro de 2018, o Monitoramento Mirim Costeiro – MCC se transformou em Instituto Monitoramento Mirim Costeiro – IMMC para poder ampliar a sua atuação junto à comunidade e poder fazer mais alianças, parceiros, buscar apoio com a iniciativa privada, governos, concorrer a editas, entre outras formas de potencializar seu trabalho.

Comitê ODS de Tubarão e Região integra o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, e conta com signatários voluntários de diversos segmentos da sociedade, tem agido na região e contribuído para o atendimento das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Este é um movimento social sem fins econômicos, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a missão de facilitar a incorporação no dia a dia das pessoas e na prática das organizações catarinenses, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Rede Nacional de Leitura Inclusiva é incentivada pela Fundação Dorina Nowill, a rede é formada por profissionais que promovem a leitura e a inclusão de pessoas com deficiência. Em seu quinto  ano o projeto que tem como conceito o trabalho em rede em prol da leitura inclusiva está nos 26 Estados e o Distrito Federal e segue ampliando as oportunidades de leitura pelo Brasil. A próxima parada é a Tenda Literária de Imbituba em Santa Catarina.

Sergio Carneiro Bello - contador de histórias desde 1995, quando desenvolveu projeto "Hora do Conto" nas escolas Sarapiquá e Autonomia (Florianópolis). A partir do ano 2000, passou a formar contadores de histórias em oficinas e cursos, promovidos principalmente pelo SESC-SC. Em 2004 concluiu dissertação de mestrado intitulada "Quem conta um conto - as implicações pedagógicas da narração de histórias" (Educação-UFSC). Tem participado de projetos de circulação de espetáculos de contação de histórias, como Projeto Baú de Histórias (SESC-SC) e Prêmio Elizabete Anderle de incentivo à cultura (FCC). Participa, desde 2006, de festivais internacionais de contadores de histórias no Brasil e no exterior.


Rota da Baleia Franca é um destino turístico que integra os municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna em prol do desenvolvimento sustentável do ecoturismo.




 
 
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Tenda Literária movimenta a Barra de Ibiraquera neste final de semana

Enviando Comentário Fechar :/