X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

RSC Portal - Rede Souza de Comunicação

  • RSC Portal no Twitter
  • RSC Portal no YouTube
  • RSC Portal no Facebook

Tecnologia Social de Garopaba é replicada em Ubatuba (SP)

O Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) de Garopaba (SC) capacitou equipe de profissionais na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, São Paulo

Por RSC Portal dia em Notícias

Tecnologia Social de Garopaba é replicada em Ubatuba (SP)
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A parceria entre o CERE - Centro Esportivo e Recreativo Itamambuca, município de Ubatuba – SP, e o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro – IMMC, de Garopaba (SC), já começou. Entre os dias 25 a 29 de abril a equipe de educadores do IMMC esteve em São Paulo para ministrar um curso de 30 horas para a capacitação de 12 profissionais na Tecnologia Social Monitoramento Mirim Costeiro. O curso abrangeu oceanógrafos, biólogos e geólogos e professores das escolas municipais.

Oficializada por meio de um termo de cooperação, o CERE-Itamambuca vai desenvolver o Projeto Liga Norte oferecendo atividades educacionais, culturais e socioambientais para cerca de 500 crianças participantes. Durante o ano letivo de 2019 serão realizadas 32 oficinas educativas com grupos de até 30 crianças de três escolas municipais de Ubatuba e do CERE de Itamambuca. Esta é a primeira parceria fora do estado de Santa Catarina da Tecnologia Social do IMMC.

No início da tarde do primeiro dia (25), fizeram uma rodada de apresentações da equipe, mostraram as ferramentas de pesquisa utilizadas nas saídas a campo, alguns tipos de areias e minerais, frascos com animais marinhos e explicaram como é a metodologia de pesquisa pioneira de monitoramento de praias que é aplicada junto às crianças de 4ª e 5ª série das 12 escolas municipais de Garopaba (SC).

Depois foram fazer a prática de monitoramento de praia, Tecnologia Social do IMMC certificada pela Fundação Banco do Brasil. Na orla fizeram a marcação da maré, a rosa dos ventos, a análise da areia, peneiraram e separaram o que é natural da praia (conchas, vegetação, animais mortos, etc) do que não é (resíduos) e colocaram nas bandejas. Após, fizeram os testes de qualidade da água, ph, balneabilidade e anotaram todos os dados desta saída a campo nas planilhas de pesquisa.

Dentre as ações do Projeto Liga Norte está a replicação da Tecnologia Social do Monitoramento Mirim Costeiro para 120 crianças de quatro comunidades da região Norte de Ubatuba (SP). O projeto é uma iniciativa do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Ubatuba (CMDCA) e será realizado pelo CERE em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social.

Sobre o IMMC

Desde 2012, o IMMC desenvolve com as 12 Escolas Municipais de Garopaba (SC) este programa pioneiro de educação socioambiental, certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil e reconhecido como Instituição de Inovação e Criatividade na Educação Básica no Brasil pelo Ministério da Educação -MEC. O programa educativo envolve as crianças com os atuais problemas socioambientais relacionados aos oceanos, fomentando experiências de aprendizagem prática no ambiente costeiro. A garotada torna-se pesquisadora e monitora mirim do litoral onde vive, conhecendo as características deste ecossistema, a cultura local e as atividades socioeconômicas exercidas na comunidade. Foram formados 1.870 ‘guardiões dos oceanos’ e impactadas mais de 30 mil pessoas.

O trabalho já virou referência na área de educação ambiental local, mas também recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Conquistou algumas premiações como: o Prêmio IGK – A grande jogada social, do Instituto Guga Kuerten 2017, na categoria Ação Educativa Ambiental, ganhou em Guayaquil (Equador) o Prêmio América Latina Verde 2017 na categoria ‘Oceanos’, tendo concorrido com mais de 2.400 projetos de 36 países da América Latina, e foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef 2018, entre outras condecorações.

Na sede do IMMC, no centro histórico da cidade, as pessoas podem visitar o Mini Museu do Mar e aprender sobre a biodiversidade marinha da região, além de brincar com os jogos eco educativos, ler livros e ver vídeos sobre os oceanos que estão disponíveis na ‘Oceanoteca’. Também são desenvolvidas atividades socioeducativas e culturais para as crianças, como oficinas de arte e expedições científicas pela costa de Garopaba, a partir de 5 anos de idade. A sede fica localizada na Rua Aderbal Ramos da Silva, 46, centro histórico da cidade.  

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Tecnologia Social de Garopaba é replicada em Ubatuba (SP)

Enviando Comentário Fechar :/