X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

RSC Portal - Rede Souza de Comunicação

  • RSC Portal no Twitter
  • RSC Portal no YouTube
  • RSC Portal no Facebook

Rosa de Anita será clonada e distribuída em todo estado

Além de cidades catarinenses, Uruguai e Itália também preparam celebrações

Por RSC Portal 2 dia em Notícias

Rosa de Anita será clonada e distribuída em todo estado
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O Laboratório de Produção Vegetal, do curso de Agronomia da Unisul, vai clonar a Rosa de Anita, desenvolvida pelo italiano Júlio Pantoli, e as mudas serão distribuídas durante as comemorações do bicentenário da lagunense Anita Garibaldi, em 2021. Um dos divulgadores da ideia também é autor do livro - A Guerreira das Repúblicas, e esteve em Imbituba na terça-feira, 16. O escritor Adílcio Cadorin informou o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior que a Capital Nacional da Baleia Franca deverá receber algumas das mudas clonadas da Rosa de Anita.

O Instituto Cultural Anita Garibaldi entregou ao reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt, três unidades do híbrido da rosa, desenvolvida por Júlio Pantoli, da Itália. “Vamos além da clonagem. Faremos o DNA da rosa e vamos espalhá-la por todo o Brasil”, garante o professor e pesquisador Celso Albuquerque.

A rosa, desenvolvida para representar toda a história de Anita Garibaldi, faz parte do projeto dos 200 anos da Heroína dos Dois Mundos, marcado para 2021. Imbituba também receberá algumas da mudas porque o município faz parte da história da lagunense. Foi na Praia do Porto, há 178 anos, onde aconteceu a primeira batalha naval de Anita, no chamado batismo de Fogo.

“O Cadorin esteve aqui pra gente conversar sobre o projeto que vai envolver três nações por onde Anita teve passagem (Brasil, Uruguai e Itália). Estaremos unidos em projetos para relembrar e enaltecer o nome e os feitos de Anita Garibaldi. Imbituba tem uma parte importante nessa história com o batismo de fogo e vai estar presente nessa celebração do bicentenário em 2021. Eu acredito que algumas dessas mudas de rosas serão plantadas em nossa cidade”, disse o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.

As comemorações do bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi não se limitarão a Santa Catarina. O Uruguai, onde nasceram quatro filhos de Anita e Giuseppe Garibaldi, vai organizar as comemorações. “Garibaldi comandou tropas pela independência do Uruguai, enquanto Anita criou o Pelotão da Saúde, para socorrer soldados feridos, e que o exército uruguaio mantém até hoje. Várias cidades uruguaias vão criar comissões comemorativas do bicentenário de Anita, assim como o Rio Grande do Sul. 

A Editora Unisul vai publicar nova edição do livro “Uma Rosa Per Anita”, escrito e editado na Itália por Andreá Antonioli, Gianpaolo Grilli e Anita Garibaldi Jalet, tataraneta da heroína. A nova edição pode sair em três idiomas: italiano, português e espanhol, em função do interesse do governo uruguaio. 

           

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Rosa de Anita será clonada e distribuída em todo estado

Enviando Comentário Fechar :/