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Reunião estadual reforça possibilidade de retorno das aulas em agosto

Educação reúne 21 associações de municípios para alinhar retomada das aulas presenciais

Por Redação do RSC dia em Notícias

Reunião estadual reforça possibilidade de retorno das aulas em agosto
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Imagem Freepick

Representantes da Secretaria de Estado da Educação (SED), das 21 associações de municípios da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC) participaram de uma reunião on-line na tarde desta quarta-feira, 10, sobre a retomada das aulas presenciais em Santa Catarina. Todos reforçaram a importância do alinhamento estratégico para o retorno conjunto das redes de ensino municipal e estadual, previsto para o dia 3 de agosto.

O secretário Natalino Uggioni abriu a reunião destacando que as demandas levadas à SED têm sido consideradas e analisadas em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, para que cada liberação seja feita com a segurança necessária. Foram os casos, por exemplo, da autorização para as aulas presenciais de cursos livres, do retorno dos estágios obrigatórios e também das atividades em laboratório das instituições de ensino superior.

“Temos considerado todos os pleitos, e são muitos, para discutirmos com a Secretaria de Saúde e muitas vezes com a presença do governador. Da mesma forma que estamos conversando sobre o retorno das aulas presenciais, buscando trabalhar de forma muito alinhada com os municípios para retomarmos em conjunto as atividades presenciais, com toda a segurança e seguindo os protocolos necessários”, afirmou Uggioni.

O prefeito de Major Vieira e presidente da Fecam, Orildo Severgnini, considerou o encontro proveitoso e ressaltou que municípios e estado estão enfrentando as mesmas dificuldades. “Estamos no mesmo barco. Então esse é o momento que todos nós temos que ter o máximo de responsabilidade para não sairmos fora da reta. Pode até haver divergências, mas iremos construir um resultado para que possamos caminhar juntos.”

A necessidade de segurança no retorno das aulas presenciais e a importância de ouvir as famílias foram alguns pontos destacados pela presidente da Undime-SC e secretária municipal de Educação de Blumenau, Patrícia Lueders. “Santa Catarina foi um dos primeiros estados a iniciar as atividades não presenciais e tem sido referência nacional na aprendizagem dos alunos e protocolos adotados durante esse período”.

Grupo de trabalho definirá modelo de retorno das aulas presenciais

Um dos assuntos comentados na reunião foi a criação de um grupo de trabalho para discutir os protocolos que serão adotados para o retorno das aulas presenciais. O assunto já era pauta de reuniões entre técnicos da SED e, a partir da próxima semana, também terá participação de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, Fecam, Undime e técnicos de cinco áreas da Secretaria de Estado da Saúde.

O grupo analisará os protocolos adotados por países que retomaram as aulas e também as situações dos que retrocederam por conta do surgimento de novos casos de Covid-19. Os participantes serão responsáveis por construir em conjunto um documento, com o alinhamento de temas como a situação dos alunos do grupo de risco, dos professores que não podem retornar, do transporte escolar, entre outros.

Diagnóstico das escolas e busca ativa de alunos

A SED também distribuiu recentemente aos gestores escolares um documento com 60 questões sobre o panorama das atividades não presenciais. O secretário destacou que a ação é necessária para fazer um diagnóstico das escolas e criar ações focadas na busca ativa dos alunos que, por algum motivo, não estão respondendo às ações não presenciais com as atividades on-line ou impressas.

“Nosso desafio é não deixar alunos pra trás. Temos que lutar contra as desigualdades, buscando trazer os estudantes para o mesmo patamar e sem excluir do processo os alunos que não têm acesso à internet, os quais estão fazendo as atividades impressas. Deve ser feito um planejamento especial com esse público no retorno das aulas presenciais, contando com apoio dos professores e demais colegas de sala de aula”, pondera Uggioni.

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