X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Semana Nacional da Baleia Franca
Promoção Passeio Turístico ao Santuário Santa Paulina
EAD Cruzeiro do Sul
Open Food Churrasco Premium
Snet Telecom
Pães e Cucas em Garopaba
King Barbearia
Raancon Construtora

Primeira reunião de planejamento para o Censo 2020 é realizada em Garopaba

O trabalho de pesquisa que tem abrangência nacional apresenta dados detalhados sobre a população brasileira. Na cidade, todos os domicílios deverão ser visitados

Por Redação do RSC dia em Notícias

Primeira reunião de planejamento para o Censo 2020 é realizada em Garopaba
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto: Divulgação

Foi realizada nesta quarta-feira (11), em Garopaba, a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2020. O censo é um grande retrato da população brasileira e das suas características socioeconômicas. Retrato extenso e profundo, que fornecerá informações para o planejamento público e privado da próxima década.

Durante debate, Jorge Teixeira e Darcio Borges, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) explicaram como a pesquisa será aplicada no município. Os dados produzidos através dela atenderão a diversos fins, tais como: O repasse de verbas federais para cada um dos municípios brasileiros, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); A mensuração dos contingentes populacionais por idade e sexo, de forma a permitir a implementação das mais diversas políticas públicas, com destaque para aquelas relacionadas à saúde e educação, e servir de referência para a produção das estimativas populacionais; E o planejamento das pesquisas amostrais, sejam elas do IBGE, de outros órgãos produtores de estatísticas oficiais ou dos mais diversos institutos privados de pesquisa.

A pesquisa é feita através de visitas nas casas dos munícipes e levanta as informações conforme a realidade de cada morador. O IBGE levantará informações como raça, escolaridade, o rendimento médio da família, entre outras questões. “Pedimos uma adesão e conscientização da população de que isso é muito importante para o município. O IBGE é uma fonte consistente de dados. Em um dado simples é possível definir um pedido governamental, liberação de recurso ou convênio”, explicou o coordenador regional do IBGE, Jorge Teixeira.

De acordo com Darcio Borges, do IBGE, é importante salientar que as informações cedidas serão sigilosas amparadas por lei, então as pessoas podem falar sem preocupações que seus dados serão protegidos.

Censo a cada 10 anos

Com periodicidade decenal, ou seja, realizado a cada 10 anos, o Censo Demográfico tem abrangência nacional. Ele apresenta dados detalhados sobre a população brasileira. A última edição do Censo foi realizada em 2010.

Processo seletivo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá lançar em março de 2020, o edital do processo seletivo para vagas temporárias de recenseadores e agentes censitários para atuar no Censo 2020.

Colaboração com a prefeitura

A parceria entre o IBGE e a prefeitura existe há muitos anos e serve como forma de ajuda para que o trabalho possa ser realizado. Por exemplo, a Prefeitura cede um espaço para que seja instalado o Posto de Coleta. Além disso, o IBGE prevê projetos educacionais, o IBGEEduca, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Primeira reunião de planejamento para o Censo 2020 é realizada em Garopaba

Enviando Comentário Fechar :/