X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Dedetizadora D.D. Sul
VELOX - SOLUÇÕES FINANCEIRAS
Frutos de Goiás Imbituba
Barbearia Vip Imbituba
MC CELULARES
Tabacaria Cardoso
O Guaraná oficial de Imbituba
Snet Telecom

Presidente da Agência Espacial Brasileira está em Florianópolis e discute tecnologias de presivibilidade climática

Frente Parlamentar Mista em Apoio ao Programa Espacial Brasileiro articula parceria entre AEB e entidades catarinenses

Por RSC Portal dia em Notícias

Presidente da Agência Espacial Brasileira está  em Florianópolis e discute tecnologias de presivibilidade climática
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto: Deputado Federal Daniel Freitas (D); Presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura (C); e Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Cristiano Augusto Trein (E).

 

A passagem do ciclone-bomba, considerado o maior desastre com ventos da história de Santa Catarina, evidenciou a importância de se implementar mecanismos tecnológicos mais avançados de previsão do tempo. Com o objetivo de discutir, estruturar e preparar o Estado, caso novos eventos naturais desta magnitude aconteçam, o deputado federal Daniel Freitas recebe, nesta segunda-feira (27), o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, para uma extensa agenda de reuniões, em Florianópolis.

Segundo o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Apoio ao Programa Espacial Brasileiro e coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, o roteiro inclui visitas à entidades e contará também com a participação do Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Cristiano Augusto Trein. “O principal foco da visita da equipe da AEB ao nosso Estado é tratar sobre a possibilidade de cooperações tecnológicas e científicas no desenvolvimento de projetos que auxiliem na previsibilidade de acontecimentos climáticos, como no caso do ciclone, dando mais segurança e diminuindo os prejuízos e os impactos na vida das pessoas”, enfatiza Daniel Freitas.

O parlamentar destaca a importância da tecnologia espacial, presente no dia a dia de cada brasileiro, como forma de aprimorar e facilitar a vida dos cidadãos. “Desde a agricultura até os smartphones, tudo passa por uma ligação espacial, por satélites. Nesta agenda específica, vamos ser entusiastas em fechar parceria de entidades catarinenses com o Governo Federal no desenvolvimento aeroespacial, área que nosso Estado já vem se projetando mundialmente”, explica Daniel Freitas.

Nesta segunda-feira (27), à tarde, a comitiva realizará visita a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), onde será recebida pelo presidente Mário Cezar de Aguiar. Na terça-feira (28), a agenda segue na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para conhecer os laboratórios e o trabalho já desenvolvido pela instituição. O pró-reitor de Pesquisa, Sebastião R. Soares; o diretor do Centro Tecnológico, Edson R. De Pieri; e o chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, Sergio L. Gargioni farão a abertura do encontro. A primeira apresentação será feita pelo coordenador do SC2C.Aero, Victor J. De Negri.

Eles irão interagir também com o gerente de Desenvolvimento de Negócios da CERTI, Eduardo Rezende, e com representantes do Curso de Engenharia Aeroespacial da UFSC Joinville: professores Talita S. Possamai), do SpaceLab/Laboratório de Pesquisa em Sistemas Espaciais, Eduardo Bezerra, do Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos/Labcet, Amir A. M. Oliveira Jr., do LVA/ Laboratório de Vibrações e Acústica, Julio Cordioli, do LabTucal/Laboratório de Tubos de Calor do Lepten, Márcia Mantelli, do Laboratório de Robótica, Daniel Martins e do Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, De Negri. Depois, deslocam-se para o Sapiens Parque, onde irão visitar o Senai Sistemas Embarcados (ISI) e o Laboratório-fábrica (LabFaber) da Fundação CERTI; e na quarta-feira (28) está prevista, ainda, agenda no Observatório da FIESC, com o Diretor de Inovação e Competitividade, José Fiates.

Defesa Civil

Ainda na quarta-feira (28), está prevista importante reunião na Defesa Civil do Estado, com o Secretário de Estado da Defesa Civil, Coronel João Batista Cordeiro Júnior, para falar sobre as ações preventivas decorrentes de eventos naturais no Estado. O Ministro de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes e o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, devem participar de forma virtual. Atentos para que o diálogo seja qualificado, participarão também o Presidente da Associação Catarinense de Meteorologia (ACMET), Leandro Puchalski, e o Pesquisador em Agrometeorologia da EPAGRI/CIRAM, Márcio Sônego.

Outras autoridades devem participar da reunião, por videoconferência, como o Governador Carlos Moises da Silva; a Vice-Governadora Daniela Cristina Reinehr; além dos representantes das instituições visitadas nas agendas anteriores.

Os deputados federais e senadores da bancada catarinense estarão no debate, unindo os poderes Executivo e Legislativo para executar medidas urgentes, atendendo às necessidades locais.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Presidente da Agência Espacial Brasileira está em Florianópolis e discute tecnologias de presivibilidade climática

Enviando Comentário Fechar :/