X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

RSC Portal - Rede Souza de Comunicação

  • RSC Portal no Twitter
  • RSC Portal no YouTube
  • RSC Portal no Facebook

PM de Imbituba aposta na tecnologia

Nota Oficial de Esclarecimento tem assinatura do Major Daniel Nunes

Por RSC Portal dia em Notícias

PM de Imbituba aposta na tecnologia
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A atuação da Gestão da Guarnição Especial de Imbituba é pautada na Inovação, utilizando ferramentas tecnológicas a serviço do cidadão.

No dia 17 de maio completaremos 270 dias (9 meses) sem contabilizarmos Homicídios em nosso município, graças a integração entre órgãos, análise computadorizada de estatísticas, motivação da tropa, foco nas causas e não nas consequências.

Nesta semana com objetivo de identificarmos criminosos, veículos com pendências jurídicas e/ou administrativas, utilizamos uma ferramenta chamada de OCR, a qual passamos a explicar.

OCR é um acrônimo criado a partir da expressão “Optical Character Recognition”, comumente utilizado para referir-se aos equipamentos que empregam tecnologia de reconhecimento e leitura automática dos caracteres de placas de veículos.

Através desta tecnologia os órgãos de fiscalização têm condições de identificar todos os veículos que transitam em determinado local, além de permitir a consulta automática dos registros junto aos órgãos de trânsito. Noutras palavras, os OCRs permitem identificar em tempo real, e de maneira automática, todos os veículos que passam em determinado local emitindo um alerta caso algum destes veículos possua alguma restrição em seus registros, como furto, roubo ou licenciamento atrasado.

A tecnologia já faz parte do dia-a-dia dos órgãos de segurança pública em todos os países do mundo, já que é uma ferramenta absolutamente inovadora, por meio da qual inúmeros veículos furtados/roubados são localizados e recuperados todos os dias.

Este tipo de equipamento otimiza, e muito, a atividade fiscalizadora, permitindo que veículos suspeitos e/ou com restrições sejam identificados antes mesmo de serem abordados. Ou seja, na prática, através do emprego da tecnologia OCR, todos os veículos que passam em determinado local são fiscalizados automaticamente, de modo que somente precisam ser abordados aqueles que sejam suspeitos ou efetivamente tenham alguma restrição.

Importante esclarecer que OCR é uma tecnologia para leitura automática de caracteres das placas, diferente do radar eletrônico de velocidade, que é tecnologia para detectar a velocidade em que transitam os veículos.

Leigos e pessoas mal-intecionadas costumam confundir e achar que tudo é radar eletrônico de velocidade, no entanto, é comum que os equipamentos tenham somente o sistema de identificação automática de caracteres (OCR), que permite a fiscalização e consulta dos veículos que transitam em via pública, mas não permite a detecção da velocidade empregada.

Ambas são tecnologias importantes na atividade fiscalizatória de trânsito, mas a aplicabilidade das OCRs vai muito além, permitindo a identificação, localização e captura de autores de crimes graves, além da recuperação de veículos produtos de furto/roubo, sem mencionar o impacto positivo que provoca na prevenção.

Enfim, são indiscutíveis os benefícios que o emprego da tecnologia OCR representa para a segurança pública em qualquer município, não à toa vem sendo empregada com cada vez mais ênfase nas principais rodovias públicas federais, estaduais e municipais no Brasil e no mundo.

Críticas relacionadas ao emprego das OCR com cunho eminentemente arrecadatório não possuem qualquer suporte argumentativo. Isto porque este tipo de equipamento, por si só, não promove autuações por infração de trânsito de maneira automática.

A tecnologia permite apenas a leitura automática de placas de veículos, e consulta aos seus registros em bancos de dados de órgãos de trânsito.

Eventual autuação demanda a lavratura do respectivo AIT por parte do agente fiscalizador.

É claro que aqueles cidadãos que costumam dedicar-se à prática de atividades ilícitas terão ainda mais motivos para se preocupar. Mas para aquele que é honesto e cumpridor de seus deveres enquanto cidadão, é mais um instrumento para melhoria na segurança e qualidade de vida no município.

Ontem, hoje e sempre: SALVE IMBITUBA QUERIDA.

Cordialmente,

DANIEL NUNES DA SILVA
Comandante da Guarnição Especial de Imbituba

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para PM de Imbituba aposta na tecnologia

Enviando Comentário Fechar :/