X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

RSC Portal - Rede Souza de Comunicação

  • RSC Portal no Twitter
  • RSC Portal no YouTube
  • RSC Portal no Facebook

Mais de três décadas de devoção

Os Passos do Senhor levarão milhares de pessoas à Imaruí a partir de domingo. A Santa Missa dos Romeiros, no último dia de festa, terá transmissão ao vivo da Rádio 89.3 FM

Por RSC Portal dia em Notícias

Mais de três décadas de devoção
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Ana Cardoso

Fé e devoção. Uma virtude e um apego sincero e fervoroso a Deus que se unem em prol de um único objetivo a partir do próximo domingo, 31: demonstrar gratidão. Tradição consolidada em Imaruí, a Festa do Senhor Bom Jesus dos Passos promete unir milhares de fiéis em ato de ação de graças.

O compromisso de seguir os passos do Senhor para o calvário, na esperança da ressureição, é firmado ano após ano há mais de três décadas. A programação religiosa, que acontecerá do dia 31 ao 7, promete aos fiéis a oportunidade de participar do maior evento católico do litoral sul.

A venerável e milagrosa imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos faz parte da devoção fundamental da fé cristã. A Paixão do Senhor Jesus. Ela, no entanto, está cercada de um sagrado mistério, não se sabe com exatidão de onde ela veio, quem a entalhou e nem como foi parar em Imaruí. O escultor, que transformou madeira em arte, provavelmente não imaginava que a sua obra atrairia aproximadamente 50 mil pessoas para o munícipio que registrou um pouco mais de 11 mil habitantes no último Censo IBGE/2010.

Segundo o padre da Paróquia de Imaruí, Valdeci Cardoso Vieira, a festa existe há mais ou menos 150 anos. Documentos registrados nos livros da Paróquia São João Batista atestam que a festa já acontecia desde 1870. “A festa começa com a bênção da praça no domingo, mas o principal evento é o encontro das imagens na frente da Igreja Matriz, no dia da festa. A imagem de Jesus com a Cruz, Senhor dos Passos, e sua mãe Maria Santíssima, Nossa Senha das Dores. Nesse momento temos o chamado Sermão do Encontro. Depois as imagens entram na igreja e as pessoas vão embora”, conta o padre que está há mais de 2 anos à frente da Freguesia de Imaruí.

O encontro citado pelo padre é a representação do momento em que a mãe de Cristo é atormentada pela visão do seu filho em sofrimento. No trajeto da procissão em questão, que ocorre no dia 7, os peregrinos se caracterizam como o santo para renovar os seus votos de fé.

 

Programação Religiosa

Dia 31/03 (QUARTO DOMINGO DA QUARESMA)

19h - Abertura da Semana da Festa, com Santa Missa e Benção da Praça que acolherá os Romeiros.

Dia 01/04 (SEGUNDA FEIRA)

19:30h – Via Sacra Campal da Unidade, com início no Hospital São João Batista percorrendo as ruas da cidade até a Igreja Matriz, acompanhada da Banda Municipal Unidos de Imaruí.

Dia 02/04 (TERÇA FEIRA)

20h – Santa Missa da Juventude, Estudantes e Professores de todos os Colégios Municipais e Estaduais.

Dia 03/04 (QUARTA FEIRA)

20h – Santa Missa da Catequese, com a presença dos Catequizandos, pais e Catequistas de toda a Paróquia.

Dia 04/04 (QUINTA FEIRA)

20h – Missa dos Casais e namorados, bênçãos às famílias e Renovação das Promessas do Sacramento do Matrimônio.

Dia 05/04 (SEXTA FEIRA)

20h – Solene Novena cantada em latim, lembrando e resgatando o início da Devoção ao Senhor dos Passos. Adoração ao Santíssimo Sacramento. Cerimônia de Cerração da Sagrada Imagem, recordando o misterioso “caixote” deixado pelo barco no cais do porto. Procissão do Silêncio, transladando a venerável Imagem até a capelinha do Senhor dos Passos, onde haverá vigília e oração durante a noite, coordenada pela Irmandade de Passos.

Dia 06/04 (SÁBADO - VÉSPERA DA FESTA)

Durante o dia, haverá visitação à Sagrada Imagem e orações na Capelinha do Senhor dos Passos, guarnecida pelos “Guardiões do Santo”.

19:30h – Procissão do retorno, transladando a venerável Imagem do Senhor dos Passos até a Igreja Matriz, acompanhada pela Banda Municipal Unidos de Imaruí.

Dia 07/04 (DOMINGO)

00h – Caminhada saindo em frente a Paróquia de Nova Brasília, Imbituba. Bênção dos Caminheiros e Peregrinos.

05h – Acolhida aos Caminheiros e Romeiros. (Pe. Valdeci C. Vieira e Marquinhos).

06h – Oração do Santo Terço.

06:30h – Santa Missa da Aliança.

Presidente: Pe. Valdeci C. Vieira.

08:30h – Santa Missa Festiva.

10:30h – Santa Missa Festiva.

12h – Pausa para o almoço.

13:30h – Santa Missa dos Romeiros.

15h – Procissão com as Veneráveis Imagens do Senhor Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores, motivada pelo Pe Pedro de Biasi. Canto do “MISERERI”, executado pela Banda Municipal Unidos de Imaruí. Presença dos Personagens Bíblicos da Paixão e da Verônica, que entoará “Oh, Omnis”. Tradicional Sermão do Encontro que será proferido pelo Reverendíssimo Padre Aluísio Heidemann Jocken. Agradecimentos e anúncio da próxima festa. Bênção e envio dos Romeiros.

20h – Piedosa Visita aos Sete Passos da Paixão, refazendo o percurso da procissão.

Confira galeria de fotos do artigo: "Mais de três décadas de devoção"

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Mais de três décadas de devoção

Enviando Comentário Fechar :/