X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

RSC Portal - Rede Souza de Comunicação

  • RSC Portal no Twitter
  • RSC Portal no YouTube
  • RSC Portal no Facebook

Mais de 5 mil pessoas alcançadas com as ações socioambientais do IMMC

O Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) de Garopaba (SC) fechou neste final de semana um mês de atividades do seu projeto ‘Verão Praia Limpa 2019’.

Por RSC Portal dia em Notícias

Mais de 5 mil pessoas alcançadas com as ações socioambientais do IMMC
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Chamar a atenção dos frequentadores das praias de Garopaba (SC) sobre a questão dos resíduos descartados de forma incorreta. Este é o principal objetivo do Projeto Verão Praia Limpa 2019, uma ação de conscientização do Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) para os veranistas nesta temporada. A  equipe do IMMC, que conta com uma bióloga, um geólogo, uma oceanógrafa, uma jornalista e voluntários intercambistas da Venezuela, Itália e Estados Unidos, completou o cronograma de janeiro neste último final de semana. Para isso, os integrantes realizaram algumas ações nas praias da Gamboa, Siriú, Praia Central de Garopaba e Silveira. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Garopaba, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento (SETUR), que pela segunda vez, fez o convite à instituição para desenvolver estas atividades socioeducativas no litoral.

A Praia da Gamboa foi a primeira a fazer parte do cronograma de ações que trazem informações sobre o impacto do plástico e outros resíduos como papel, vidro, isopor e as bitucas de cigarro nos animais marinhos e oceanos, no intuito de alertar crianças e adultos para o cuidado com o ambiente costeiro. Na sequência, a Praia Central de Garopaba, a da Silveira e do Siriú receberam a blitz socioambiental do IMMC. As próximas etapas, que seguem em todos os finais de semana até o Carnaval, serão Barrinha da Ferrugem, Ouvidor, Gamboa e Garopaba, sempre de forma itinerante.

O IMMC montou nestes dias de atividades seu estande institucional, com exemplares do Mini Museu do Mar, vários tipos de areia, conchas, além de levar as ferramentas de pesquisa que são utilizadas nas saídas a campo para monitoramento da zona costeira para as crianças presentes poderem fazer uma mini prática de um pesquisador mirim. Enquanto isso, outros integrantes do IMMC fizeram uma caminhada pela orla, entre os banhistas, a blitz socioambiental, onde exibiram algumas placas e cartazes com dados impactantes e explicaram sobre o mal que os resíduos descartados de forma incorreta fazem para o meio ambiente costeiro.

 

 

A ponta de cigarro é o resíduo mais encontrado durante as ações de limpeza de praia realizadas pelo Instituto Monitoramento Mirim Costeiro, em Garopaba (SC). Depois da ‘bituca’ vem o microplástico, canudinhos, palitos de pirulito, papel e isopor.

Para a equipe do IMMC estas ações têm sido uma experiência bem positiva, pois os turistas interagem bastante. Muitos contam que já estão fazendo mudanças nos seus hábitos diários. “Algumas pessoas nos dizem que não estão mais aceitando canudos e copos descartáveis ou que levam os seus próprios, além de muitos enfatizarem que sempre recolhem lixo da praia, pois se preocupam e sabem do real e vergonhoso impacto da ação humana na vida marinha”, comentou a bióloga Amanda Suita do IMMC.

Sobre o IMMC

Desde 2012, o IMMC desenvolve com as 12 Escolas Municipais de Garopaba (SC) este programa pioneiro de educação socioambiental, certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil e reconhecido como Instituição de Inovação e Criatividade na Educação Básica no Brasil pelo MEC. O programa educativo envolve as crianças com os atuais problemas socioambientais relacionados aos oceanos, fomentando experiências de aprendizagem prática no ambiente costeiro. A garotada torna-se pesquisadora e monitora mirim do litoral onde vive, conhecendo as características deste ecossistema, a cultura local e as atividades socioeconômicas exercidas na comunidade.

O trabalho já virou referência na área de educação ambiental local, mas também recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Conquistou algumas premiações como: o Prêmio IGK – A grande jogada social, do Instituto Guga Kuerten 2017, na categoria Ação Educativa Ambiental, ganhou em Guayaquil (Equador) o Prêmio América Latina Verde 2017 na categoria ‘Oceanos’, tendo concorrido com mais de 2.400 projetos de 36 países da América Latina, e foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef 2018, entre outras condecorações.

Na sede do IMMC, no centro histórico da cidade, os turistas podem visitar o Mini Museu do Mar e aprender sobre a biodiversidade marinha da região, além de brincar com os jogos eco-educativos, ler livros e ver vídeos sobre os oceanos que estão disponíveis na ‘Oceanoteca’. Também são desenvolvidas atividades socioeducativas e culturais para as crianças, como oficinas de arte e expedições científicas pela costa de Garopaba, a partir de 5 anos de idade. 

Você pode mandar um whatsapp (48) 99171-1601 e agendar sua visita ou ir direto na sede que fica localizada na Rua Aderbal Ramos da Silva, 46, Centro Histórico da cidade. 

Conheça mais detalhes do Instituto Monitoramento Mirim Costeiro no site: www. monitoramentomirimcosteiro. com.br, Facebook:MonitoramentoMirimCos teiroMMC, Instagram: @monitoramento_mirim_costeiro e Twitter:@mmirimcosteiro– Jorn. Cris Guimarães Whatsapp: (51) 981141717

Confira galeria de fotos do artigo: "Mais de 5 mil pessoas alcançadas com as ações socioambientais do IMMC "

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Mais de 5 mil pessoas alcançadas com as ações socioambientais do IMMC

Enviando Comentário Fechar :/