X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

RSC Portal - Rede Souza de Comunicação

  • RSC Portal no Twitter
  • RSC Portal no YouTube
  • RSC Portal no Facebook

Mais de 30% dos brasileiros nunca comprou um livro

Dia do Vendedor de Livros foi celebrado na quarta-feira, dia 14 de março

Por RSC Portal dia em Notícias

Mais de 30% dos brasileiros nunca comprou um livro
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Foi com a expressão “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”, de Monteiro Lobato, que Marcelo Jocelito Silveira Carvalheiro destacou a importância da leitura. O gaúcho de 48 anos é vendedor de livros há 20 e enxerga neles a oportunidade de promover um futuro melhor para a nossa sociedade.

A relação de Carvalheiro com os livros começou por meio de um projeto literário, em que um ônibus-biblioteca ia uma vez por mês no seu bairro. Com a liberdade de pegar um livro emprestado, ele aproveitava a chance de se manter informado. Assim, apaixonou-se pela possibilidade de levar cultura e informação ao alcance de todos.

A venda de assinaturas para revistas foi sua primeira experiência no ramo, depois, com a ascensão da internet, precisou buscar novas alternativas. Comprou livros pedagógicos para professores e livros técnicos na área da saúde para revender e, por fim, encontrou seu lugar na venda de livros infantis em feiras. Marcelo viaja há trinta anos pelos três estados da região sul visitando escolas e vendendo mais do que livros. “Saber que independente do resultado financeiro, o importante é dormir sabendo que através do meu trabalho consegui fazer com que várias pessoas tirassem um tempo para poder ficar com si mesmo e viajar no mundo da leitura”.

Em casa, o vendedor afirmou ter mais livros do que móveis e afirma ter se esforçou para dar aos seus filhos acesso a leituras agradáveis. “Isso foi fundamental para o desenvolvimento do que eu sou hoje. O vínculo com os livros desde criança me fez ter interesse por estudar e pela leitura e com certeza contribuiu muito para hoje eu estar na faculdade fazendo o que eu amo”, garante Ytauane Cavalheiro, filha do meio.

Sobre as vendas, Carvalheiro sinaliza a dificuldade que já se observa nesse cenário. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. “Hoje temos como opção muitas tecnologias e como o livro é um ato solitário, entre você e o autor, muitas pessoas não querem perder tempo. O livro físico ainda é uma grande opção, mas com a situação que vivemos no país (desemprego e inflação) acaba sendo segunda opção”.

Como no Brasil não há uma lei que regulamente o preço de capa dos livros, as editoras vendem muito barato e, consequentemente, quebram os pequenos livreiros. “Hoje, na verdade, me vejo como um dos últimos livreiros da minha geração, porque para trabalhar nessa profissão tem que gostar do que faz. Garanto que não está fácil, mas não desisto porque o ideal é maior”.

Hoje, na era mídias digitais o que se observa é que os livros estão ficando para trás. Mesmo assim, Marcelo salienta a importância da leitura e da sua profissão. “A leitura nos torna formadores de opinião e sem ela você não consegue se comunicar de uma maneira clara e precisa, por isso continuo fazendo meu trabalho. A cada cliente que eu conquisto, é mais um formador de opinião que nasce”, finaliza.

 

Créditos: Ana Cardoso

Foto: Arquivo Pessoal

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Mais de 30% dos brasileiros nunca comprou um livro

Enviando Comentário Fechar :/