X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Pães e Cucas em Garopaba
Tabacaria Cardoso
Clube do Assinante Impresso Catarinense
Snet Telecom
King Barbearia

Lagoa de Ibiraquera está sob ataque

Impresso Catarinense denuncia ocupações em áreas sensíveis de Ibiraquera

Por RSC Portal 2 dia em Notícias

 Lagoa de Ibiraquera está sob ataque
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Um simples passeio de canoa ou com as modernas pranchas de remada em pé, os SUPs, denúncia a cara de pau de muitos investidores do entorno da Lagoa de Ibiraquera. Talvez algumas casas sejam de veraneio, outras de migrantes dos grandes centros, tantas outras de nativos e quem sabe algumas sejam realmente habitadas há décadas. Contudo, o que se percebe nesse passeio é a total falta de fiscalização, tanto no quesito distância da Lagoa, quanto às obras e muito menos ao saneamento.

Não é possível que a comunidade da região ignore essa realidade. Nesse ritmo, em 10 anos teremos uma Lagoa Rodrigo de Freitas ao invés da imponente Lagoa de Ibiraquera. A redação do jornal Impresso Catarinense procurou a sociedade civil organizada que mais tem chamado a atenção para essa causa. O Conselho Comunitário de Ibiraquera, historicamente conhecido por sua luta socioambiental, mais uma vez, denunciou irregularidades na região.

A entidade tem exaustivamente chamado a atenção dos órgãos competentes quanto à ocupação irregular no entorno da Lagoa de Ibiraquera. Esse é um patrimônio pertencente à coletividade e essencial, dentre outras coisas, à manutenção da cultura local. Sem abstrair a devida responsabilidade dos cidadãos aos impactos negativos causados, a entidade lamenta a omissão do poder público. “Infelizmente, o que se vê é que são poucos os esforços realizados pelos órgãos competentes para que a saúde da nossa lagoa seja de fato protegida”, desabafa a presidente da entidade, Maria Aparecida Ferreira.  

O Conselho Comunitário de Ibiraquera também foi bastante enfático quanto aos aterros nas áreas de banhados, responsáveis pela oxigenação da água da Lagoa de Ibiraquera e berçário de diversas espécies aquáticas. “O que está acontecendo no Vale, um dos principais banhados da nossa região, é inadmissível. Nós denunciamos muitas vezes, mas até agora nada foi feito”, afirmam outros integrantes da entidade.

Embora a situação eleve o desânimo da comunidade do surf, pescadores e do Conselho Comunitário de Ibiraquera, as ações não serão afetadas.  Inclusive, a entidade vem trabalhando num projeto de Regularização de Esgotamento Sanitário Individual, somado ao IPTU Verde. “A administração pública municipal já sinalizou no sentido de apoiar o projeto e já está trabalhando num Projeto de Lei para o mesmo. Temos que acreditar e cada um fazer a sua parte. Muita coisa já foi feita graças à união da comunidade. Precisamos somar nossas forças e fortalecer a esperança. É essencial que todos sejam fiscais do nosso maior bem: a natureza”, finaliza a presidente Maria Aparecida Ferreira.

Confira galeria de fotos do artigo: " Lagoa de Ibiraquera está sob ataque"

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Lagoa de Ibiraquera está sob ataque

Já temos 8 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Rosa Norte

Rosa Norte

SENSACIONALISTA A REPORTAGEM....Por favor .... vários terrenos da foto são de Garopaba e estão perfeitamente regularizados...então por favor retirem essas fotos...Gostaria de saber qual a Cadeira na faculdade de Jornalismo ensina a fazer reportagem mal pesquisada ou Fake....pessoal antes de apoiar please se informem melhor...
★★★★★DIA 15.09.19 07h38RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
RSC  Portal

RSC Portal

Obrigado por participar do nosso forum. Sim, bem sensacionalista e outras virão...

★★★★★DIA 15.09.19 08h17RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Marcelo Leite

Marcelo Leite

O poder público sempre de corpo mole quando o assunto envolve dinheiro x meio ambiente. Geralmente fica do lado do dinheiro.
★★★★★DIA 28.08.19 09h50RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Leidiane Rosa de Oliveira

Leidiane Rosa de Oliveira

A primeira coisa a ser feita é um plano de construção sustentável, onde que fizerem novas construções devam seguir a risca. Não é proibir a construção, pois isso gera serviço, mas fiscalizar e ver se estão construindo de acordo. Quando falo em construção sustentável, falo principalmente sobre as fossas, já que a cidade, na maioria dos lugares não têm saneamento básico (esgoto). Tem vários tipos de fossas sustentáveis que não agridem o meio ambiente e fáceis de colocar em prática. Vi uma reportagem de outro estado onde uma prefeitura ajudava os moradores nesse sentido.
★★★★★DIA 27.08.19 20h58RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Marcelo Silva

Marcelo Silva

Culpa do povo que elege sempre mesmos vereadores.
★★★★★DIA 26.08.19 20h41RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Maicon Santos

Maicon Santos

Que pena lugar tão lindo não sendo respeitado pela sociedade.
★★★★★DIA 25.08.19 13h58RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Fabio Antunes

Fabio Antunes

Prefeito não tem interesse.. Foi feito um concurso pra fiscal Ambiental.. tem 45 si não mi engano APROVADO!!
O prefeito efetivo 1.. e chamou 25 só para temporada de verão.. e dispensou..
A população e os aprovados tem que ir para Sima da prefeitura, si ele chama este ano e no próximo vai terminar o prazo do concurso e o prefeito só arrecado!!

Teria que fazer um baixo assinado! E si a prefeitura chama os aprovados para temporada e dispensa , vamos protocolar uma denuncia no ministério público..

Lembrando q a prefeitura não pode contratar nem uma empresa pra este tipo de serviço.. já que existem mais de 40 aprovados para fiscal Ambiental..
★★★★★DIA 24.08.19 19h51RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Vinicio Souza

Vinicio Souza

Imbituba e Garapaba, terra sem lei. Onde qm tem dinheiro faz o q qr.
★★★★★DIA 23.08.19 14h41RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/