X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Tabacaria Cardoso
Semana Nacional da Baleia Franca
Promoção Passeio Turístico ao Santuário Santa Paulina
EAD Cruzeiro do Sul
Open Food Churrasco Premium
Snet Telecom
Pães e Cucas em Garopaba
King Barbearia
Raancon Construtora

Lagoa de Ibiraquera está sob ataque

Impresso Catarinense denuncia ocupações em áreas sensíveis de Ibiraquera

Por RSC Portal 2 dia em Notícias

 Lagoa de Ibiraquera está sob ataque
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Um simples passeio de canoa ou com as modernas pranchas de remada em pé, os SUPs, denúncia a cara de pau de muitos investidores do entorno da Lagoa de Ibiraquera. Talvez algumas casas sejam de veraneio, outras de migrantes dos grandes centros, tantas outras de nativos e quem sabe algumas sejam realmente habitadas há décadas. Contudo, o que se percebe nesse passeio é a total falta de fiscalização, tanto no quesito distância da Lagoa, quanto às obras e muito menos ao saneamento.

Não é possível que a comunidade da região ignore essa realidade. Nesse ritmo, em 10 anos teremos uma Lagoa Rodrigo de Freitas ao invés da imponente Lagoa de Ibiraquera. A redação do jornal Impresso Catarinense procurou a sociedade civil organizada que mais tem chamado a atenção para essa causa. O Conselho Comunitário de Ibiraquera, historicamente conhecido por sua luta socioambiental, mais uma vez, denunciou irregularidades na região.

A entidade tem exaustivamente chamado a atenção dos órgãos competentes quanto à ocupação irregular no entorno da Lagoa de Ibiraquera. Esse é um patrimônio pertencente à coletividade e essencial, dentre outras coisas, à manutenção da cultura local. Sem abstrair a devida responsabilidade dos cidadãos aos impactos negativos causados, a entidade lamenta a omissão do poder público. “Infelizmente, o que se vê é que são poucos os esforços realizados pelos órgãos competentes para que a saúde da nossa lagoa seja de fato protegida”, desabafa a presidente da entidade, Maria Aparecida Ferreira.  

O Conselho Comunitário de Ibiraquera também foi bastante enfático quanto aos aterros nas áreas de banhados, responsáveis pela oxigenação da água da Lagoa de Ibiraquera e berçário de diversas espécies aquáticas. “O que está acontecendo no Vale, um dos principais banhados da nossa região, é inadmissível. Nós denunciamos muitas vezes, mas até agora nada foi feito”, afirmam outros integrantes da entidade.

Embora a situação eleve o desânimo da comunidade do surf, pescadores e do Conselho Comunitário de Ibiraquera, as ações não serão afetadas.  Inclusive, a entidade vem trabalhando num projeto de Regularização de Esgotamento Sanitário Individual, somado ao IPTU Verde. “A administração pública municipal já sinalizou no sentido de apoiar o projeto e já está trabalhando num Projeto de Lei para o mesmo. Temos que acreditar e cada um fazer a sua parte. Muita coisa já foi feita graças à união da comunidade. Precisamos somar nossas forças e fortalecer a esperança. É essencial que todos sejam fiscais do nosso maior bem: a natureza”, finaliza a presidente Maria Aparecida Ferreira.

Confira galeria de fotos do artigo: " Lagoa de Ibiraquera está sob ataque"

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Lagoa de Ibiraquera está sob ataque

Já temos 8 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Rosa Norte

Rosa Norte

SENSACIONALISTA A REPORTAGEM....Por favor .... vários terrenos da foto são de Garopaba e estão perfeitamente regularizados...então por favor retirem essas fotos...Gostaria de saber qual a Cadeira na faculdade de Jornalismo ensina a fazer reportagem mal pesquisada ou Fake....pessoal antes de apoiar please se informem melhor...
★★★★★DIA 15.09.19 07h38RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
RSC  Portal

RSC Portal

Obrigado por participar do nosso forum. Sim, bem sensacionalista e outras virão...

★★★★★DIA 15.09.19 08h17RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Marcelo Leite

Marcelo Leite

O poder público sempre de corpo mole quando o assunto envolve dinheiro x meio ambiente. Geralmente fica do lado do dinheiro.
★★★★★DIA 28.08.19 09h50RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Leidiane Rosa de Oliveira

Leidiane Rosa de Oliveira

A primeira coisa a ser feita é um plano de construção sustentável, onde que fizerem novas construções devam seguir a risca. Não é proibir a construção, pois isso gera serviço, mas fiscalizar e ver se estão construindo de acordo. Quando falo em construção sustentável, falo principalmente sobre as fossas, já que a cidade, na maioria dos lugares não têm saneamento básico (esgoto). Tem vários tipos de fossas sustentáveis que não agridem o meio ambiente e fáceis de colocar em prática. Vi uma reportagem de outro estado onde uma prefeitura ajudava os moradores nesse sentido.
★★★★★DIA 27.08.19 20h58RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Marcelo Silva

Marcelo Silva

Culpa do povo que elege sempre mesmos vereadores.
★★★★★DIA 26.08.19 20h41RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Maicon Santos

Maicon Santos

Que pena lugar tão lindo não sendo respeitado pela sociedade.
★★★★★DIA 25.08.19 13h58RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Fabio Antunes

Fabio Antunes

Prefeito não tem interesse.. Foi feito um concurso pra fiscal Ambiental.. tem 45 si não mi engano APROVADO!!
O prefeito efetivo 1.. e chamou 25 só para temporada de verão.. e dispensou..
A população e os aprovados tem que ir para Sima da prefeitura, si ele chama este ano e no próximo vai terminar o prazo do concurso e o prefeito só arrecado!!

Teria que fazer um baixo assinado! E si a prefeitura chama os aprovados para temporada e dispensa , vamos protocolar uma denuncia no ministério público..

Lembrando q a prefeitura não pode contratar nem uma empresa pra este tipo de serviço.. já que existem mais de 40 aprovados para fiscal Ambiental..
★★★★★DIA 24.08.19 19h51RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Vinicio Souza

Vinicio Souza

Imbituba e Garapaba, terra sem lei. Onde qm tem dinheiro faz o q qr.
★★★★★DIA 23.08.19 14h41RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/