X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Drakos Beer Pub
EAD Cruzeiro do Sul
Open Food Churrasco Premium
Tributo Raul Seixas 30 anos
Snet Telecom
Pães e Cucas em Garopaba
Clube do Assinante Impresso Catarinense
King Barbearia
Raancon Construtora

Inverno terá chuva acima da media e neve em SC

Previsão indica fenômeno Elninho fraco, mas que mantém nebulosidade no Estado

Por RSC Portal dia em Notícias

Inverno terá chuva acima da media e neve em SC
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O fim do outono e início do inverno acontece no dia 21 de junho, exatamente às 12h54min. A previsão indica chuva acima da média climatológica no trimestre, em SC. Continua a condição de chuva significativa, com valores acima da média especialmente nos meses de junho e julho. O fenômeno El Niño mantém a nebulosidade e a chuva frequentes no Estado.

Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins.  No trimestre os valores de chuva irao variar de 70 a 110 mm do Planalto ao Litoral, de 110 a 150 mm mensais no Oeste e Meio Oeste, sendo que em junho as áreas do Oeste próximas ao Paraná tendem a apresentar valores próximos a 170 mm.

A presença mais frequente de correntes de jato (ventos fortes em níveis médios e altos da atmosfera) contribui para intensificar as frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos que são os principais responsáveis pela chuva deste período em SC.

Durante o outono os ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

No trimestre a temperatura estará acima da média climatológica, em SC. A nebulosidade e chuva mais frequentes amenizam o frio, deixando os valores de temperatura mínima acima do esperado para a época do ano. Pelo menos duas massas de ar frio chegarão com mais intensidade ao Sul do Brasil provocando frio, porém com duração pouco prolongada, devido ao fenômeno El Niño.

O inverno será ameno em SC, as ondas de frio serão escassas e pouco duradouras, intercalando com períodos mais aquecidos. As massas de ar de origem polar, típicas da estação, trarão temperatura próximo a zero grau, e também negativas, nas áreas altas do Estado, resultando na formação de geada ampla. Episódios de neve podem ocorrer especialmente em julho e agosto, com maior probabilidade para as áreas altas do Planalto Sul.

São características do inverno: a ocorrência de geada nas áreas mais altas de SC e nevoeiros nas primeiras horas da manhã, associados à nebulosidade baixa com redução de visibilidade.

No mês de abril e última semana de maio de 2019 as águas no Pacífico Equatorial apresentaram valores de anomalia positiva de TSM, de 1,0°C a 2,0°C (Figuras 1 e 2). Na área de monitoramento do Pacífico continua sendo observado aquecimento da TSM, valores de radiação de onda longa (ORL) baixa associada à maior nebulosidade, com vento muito fraco em médios e baixos níveis da atmosfera (ventos Alísios), mantendo a condição de acoplamento atmosférico característico do fenômeno El Niño. Os modelos numéricos seguem indicando a persistência do fenômeno El Niño Fraco no restante do outono e durante o inverno de 2019.

Foto: Julio Cavaheiro/Secom

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Inverno terá chuva acima da media e neve em SC

Enviando Comentário Fechar :/