X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Pães e Cucas em Garopaba
Tabacaria Cardoso
Clube do Assinante Impresso Catarinense
Snet Telecom
King Barbearia

Imaginário sobre os símbolos de Imbituba é tema de livro

Autora é a jornalista Imbitubense Emanuelle Querino Alves de Aviz e o evento faz parte da programação da 2ª Feira do Livro de Imbituba

Por RSC Portal dia em Notícias

Imaginário sobre os símbolos de Imbituba é tema de livro
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A observação do universo simbólico da cidade de Imbituba despertou curiosidade na jornalista imbitubense Emanuelle Querino Alves de Aviz. Há dois anos, iniciou o Mestrado em Ciências da Linguagem, na Unisul, com ênfase nos estudos do Imaginário Social e, em junho de 2019, defendeu a dissertação Símbolos de Imbituba/SC: análise comparativa entre o Brasão do Município e o Imaginário das crianças das escolas municipais. O resultado da pesquisa se transformou em livro e será lançado no próximo dia 4/11, às 19h, na Feira do Livro de Imbituba.

A jornalista explica que inicialmente trabalhava com outros focos de pesquisa, mas a partir de um desafio da sua orientadora, decidiu aprofundar as reflexões sobre o imaginário do seu lugar. “No Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano nossa líder e minha orientadora, a Drª Heloisa Juncklaus Preis Moraes, nos incentiva muito a fazer correlações da Teoria do Imaginário com nossos contextos vivenciais, conectando as teorias à realidade. Assim, decidimos investigar se o imaginário que inspirou a criação do brasão ainda estaria sendo alimentado no imaginário das crianças”, afirma.

Emanuelle antecipa que a pesquisa revelou que apesar de as mesmas figuras simbólicas não aparecerem no imaginário infantil, as mesmas estruturas do imaginário ainda são mantidas. “A imaginação é uma parte do imaginário. O imaginário é uma perspectiva antropológica que considera as imagens produzidas pelo ser humano como pertencentes a uma constelação, uma organização lógica, que vem convergir nas intenções de gesto do corpo inatas, arquétipos símbolos e mitos. Verificamos que as crianças mantêm um imaginário de futuro em relação à cidade voltado para os gestos de busca de ascensão e crescimento, porém não mais com as mesmas figuras do brasão, com exceção do Porto”, detalha.

No lançamento será feita uma breve apresentação sobre os resultados obtidos para apresentar o tema aos futuros leitores. O evento é gratuito e aberto ao público. O valor de venda será R$ 30,00 com uma promoção de lançamento para a aquisição de dois exemplares por R$ 50,00. Nas próximas semanas a autora irá fazer uma palestra sobre os símbolos de Imbituba nas escolas municipais, como forma de retorno social e multiplicação dos resultados.

A pesquisa foi realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. O projeto de publicação do livro foi realizado com o apoio da Prefeitura de Imbituba, OSPCI (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte), OGCult (Diretoria de Cultura), Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROCULT nº 01/2019 e contou com a parceria da empresa Fertisanta. O evento de lançamento tem o apoio de TV Nosso Povo, Unicesumar, Padaria e Confeitaria Aurora e Imvipã.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Imaginário sobre os símbolos de Imbituba é tema de livro

Enviando Comentário Fechar :/