X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

RSC Portal - Rede Souza de Comunicação

  • RSC Portal no Twitter
  • RSC Portal no YouTube
  • RSC Portal no Facebook

Garopaba surfando nas garrafas pet

O projeto que fabrica pranchas com garrafas pet fundado por Jairo Lumertz e Carolina Scorsin aposta em mensagens de esporte e preservação da natureza para um futuro melhor.

Por RSC Portal dia em Notícias

Garopaba surfando nas garrafas pet
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Um dos projetos mais queridos da cidade é o realizado pela ONG Eco Garopaba, que ganha cada vez mais destaque nacional. O projeto que fabrica pranchas com garrafas pet fundado por Jairo Lumertz e Carolina Scorsin aposta em mensagens de esporte e preservação da natureza para um futuro melhor.

Só na cidade a iniciativa já retirou da natureza e transformou em pranchas mais de 20 mil garrafas pet, que poderiam parar em rios, lagos ou no mar. Os números impressionam, são 15 Estados, 80 cidades, 3 programas de televisão internacional, 10 nacionais e 23 estaduais, 17 multiplicadores diretos pelo mundo afora e 50 mil pessoas atendidas diretamente. Tudo isso organizado e gestionado diretamente da Praia da Barra, onde fica a sede da associação que toca o projeto.

A missão é árdua - conscientizar as pessoas da necessidade de preservação do meio ambiente, da correta destinação dos resíduos, da redução na produção diária de lixo, da reutilização de materiais e da reciclagem, e ainda incentivando o esporte e a inclusão social através do surfe.

Carolina explica que o trabalho exige muita paciência e dedicação. “Sempre é um desafio trabalhar com reciclagem, mudar a cabeça das pessoas é difícil. Rodamos o país inteiro e vemos muitas cidades que não chegam aos pés do que já conquistamos em Garopaba, mas sabemos que podemos muito mais”, afirma. Só é preciso conscientização e cada um fazer a sua parte. “O crescimento está desenfreado, se em cinco anos não mudarmos nossa cultura, não terá mais espaço para tanto lixo. Nós fazemos a nossa parte, mas convidamos mais pessoas e empresas da cidade para se unir nesta causa”, destaca, lamentando que se as pessoas não saibam aproveitar o lixo, que é muito rico.

Para o próximo ano, a aposta de ampliação do trabalho é através de dois projetos que foram aprovados pelo Ministério do Esporte para captação de recursos pelas leis de incentivo fiscal. Um deles é o contraturno escolar para 60 crianças da rede regular de ensino e 15 com necessidades especiais. Com transporte, alimentação, trabalhos pedagógicos e psicológicos, será focada na Educação Ambiental e Esportiva, com oficinas de reciclagem, visitas a centros de triagem e uma formação interdisciplinar.

O outro projeto aprovado é o Festival Mundial de Surf em prancha de garrafa pet, que passa a ser estadual, com etapas também em Itajaí e São Francisco do Sul, além do tradicional encerramento do ano em Garopaba. A sétima edição do evento, realizada no último sábado, 15, contou com 60 atletas inscritos, surfistas dos 3 aos 71 anos de idade. Para 2020, a ideia é que o evento seja realizado em todo o país.

Com a chancela pública, a ONG agora dedica esforços para captar junto às empresas da região estes recursos que seriam pagos em impostos e podem ser investidos no projeto. “Apostamos nas crianças porque é nelas que vemos a mudança mais rápida. Quando elas saem da capacitação, já passam a andar nas ruas e na praia recolhendo o lixo que encontram. Elas tem muita vontade de fazer a diferença no mundo. É um trabalho de formiguinha, mas a mudança que vemos na mudança da vida das pessoas é que nos fortalece”,  explica Carolina.

É com esta união de ONGs, empresas e sociedade que o projeto pretende levar ainda mais longe o nome de Garopaba. Para ajudar com doações de produtos e serviços ou patrocínio dos projetos, os contatos devem ser feitos no email ongecogaropaba@gmail.com.

 

Confira galeria de fotos do artigo: "Garopaba surfando nas garrafas pet"

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Garopaba surfando nas garrafas pet

Enviando Comentário Fechar :/