X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Drakos Beer Pub
EAD Cruzeiro do Sul
Open Food Churrasco Premium
Tributo Raul Seixas 30 anos
Snet Telecom
Pães e Cucas em Garopaba
Clube do Assinante Impresso Catarinense
King Barbearia
Raancon Construtora

Festa celebrou chegada das baleias e arrecadou alimentos para índios guaranis

Por Redação do RSC dia em Notícias

Festa celebrou chegada das baleias e arrecadou alimentos para índios guaranis
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

 

 

Muita música, dança, alegria e comidinhas no evento deste domingo (14) na Praça 21 de Abril, centro histórico de Garopaba (SC). A festa, que tem sido realizada desde 2016, por entidades socioambientais e comunitárias de forma voluntária, tem o objetivo de celebrar a vinda dos cetáceos ao litoral garopabense.

A ação também pretende aproximar a comunidade e os turistas dessa espécie ameaçada de extinção e reforçar que o berçário necessita de proteção para as baleias que migram entre junho e novembro para ter seus filhotes, alimentá-los e depois fazer a viagem de retorno para a Antártida - onde vivem.

A programação começou com uma caminhada com condução ambiental para observação de baleias por terra, com a condutora Gabriela Lopes da Rede TOB Terra, com saída da Praça 21 de Abril até a ponta do Casqueiro. Enquanto isso, a ONG Ecosurf, Instituto Monitoramento Mirim Costeiro, Filhas do Mar, Let’s Go Surfing Girls e o Projeto Cetáceos estavam atendendo as crianças, cada um na sua expertise. Uns fazendo pinturas e desenhos, outros máscaras de baleias, ou explicando sobre os animais marinhos do mini museu do mar, mas todos falando sobre a questão ambiental e a conscientizando sobre a importância de proteger as baleias e os oceanos.

No centro da praça houve a prática de Yoga ‘Conectando com o mar pelo som da baleia franca’ com a professora americana Tracy Blanchard. As crianças, pequenas alunas da professora Fabiana Guimarães, do Ballet Arco-Íris, fizeram uma apresentação colorida.

O Coral Nhe'enamba dos Índios Guaranis da Aldeia Tekoá Marangatu, de Imaruí (SC), apresentaram seu canto em agradecimento ao Deus Nhanderu, feito todas as manhãs e noites da Aldeia e emocionaram os que assistiram. A dramatização de Fernando Bitencourt com Chico Bicudo, ‘O Matador de Baleia’, mexeu com a emoção e deixou um ar de ‘mea culpa’ que tomou conta dos expectadores. O Duo Maurício e Bianca, de Florianópolis, veio especialmente para o evento e cantou músicas autorais como ‘Guardiãs’, que se refere a um pedido de perdão aos animais marinhos abatidos no passado. A atriz e roteirista Eveline Klein fez a leitura da ‘Carta da Baleia Franca’ e tocou a todos.

O Festival de Música da Baleia Franca ficou por conta das bandas Alan Reggae e Rock Brothers Garopaba que deram um show de sonoridade. E para fechar o evento com mais alto astral ainda e ritmo, o Maracatu Baque Encantando não deixou ninguém ficar parado. Os organizadores pensam agora em fazer um evento de despedida das baleias, em novembro, quando estarão retornando ao seu lugar de origem.

Foto: Divulgação

Confira galeria de fotos do artigo: "Festa celebrou chegada das baleias e arrecadou alimentos para índios guaranis"

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Festa celebrou chegada das baleias e arrecadou alimentos para índios guaranis

Enviando Comentário Fechar :/