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Estudo da Matemática teve destaque em Garopaba

Ao longo de oito anos o município organizou oficinas de estratégias pedagógicas e de conhecimento matemático com os professores e o resultado foi a melhora da nota no Inep

Por RSC Portal dia em Notícias

Estudo da Matemática teve destaque em Garopaba
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Passar de um dos índices mais baixos no Ideb para o mais alto da região foi resultado das ações da secretaria municipal de Educação de Garopaba nos últimos anos. Um dos destaques do trabalho é o bom desempenho dos estudantes na disciplina de Matemática, case que foi apresentado aos secretários municipais e equipes técnicas de Educação das 21 cidades que compõem o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis, dentro do projeto Boas Práticas.

Em oito anos, o Ideb de Garopaba passou de 5,2 para 7,2, já superando inclusive a meta para 2021, que era 6,3. “A qualidade do trabalho nas unidades escolares melhorou muito. A postura dos professores mudou. A secretaria municipal agora é vista como aliada, sendo procurada para ajudar; para formar professores e trabalhar junto. O trabalho resultou em melhores desempenhos em Matemática, mais confiança da população na rede municipal e avanços no Ideb”, destaca o coordenador de programa da secretaria municipal de Educação de Garopaba, José Antônio Gonçalves.

Em todo início de ano letivo, os professores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Garopaba realizam uma avaliação diagnóstica com os alunos e, a partir dela, iniciam o planejamento, elaborando planilhas de habilidades para cada turma desenvolver ao longo do ano. “A planilha é um instrumento de acompanhamento da aprendizagem dos alunos na disciplina e serve para o replanejamento do professor, para que tenha um olhar mais apurado e compreenda, de fato, quais são as habilidades mais frágeis e quais atividades precisam ser desenvolvidas para o aprendizado efetivo”, explica Gonçalves.

Para superar esse desafio, o município organizou oficinas de estratégias pedagógicas e de conhecimento matemático aos professores. O trabalho começou em 2009, com a organização do processo pedagógico das escolas. ”O próprio Ideb nos mostrou a dificuldade dos alunos da rede em desenvolver habilidades que possibilitam a alfabetização e, principalmente, a compreensão da Matemática. A partir daí, desenvolvemos a planilha de habilidades, preenchida e acompanhada pelos coordenadores pedagógicos", conta o coordenador.

A primeira fase do ano letivo é a análise individual dos alunos, feita por meio do parecer escrito pelo professor responsável no ano anterior. Com isso, o professor desenvolve atividades de avaliação diagnóstica para verificar o nível de compreensão de cada aluno. Essa atividade envolve escrita, cálculo, oralidade e jogos. Por fim, cada professor adapta a planilha de acordo com as necessidades da turma e acompanha a evolução dos alunos ao longo do ano, fazendo modificações sempre que necessário”, explica a coordenadora pedagógica da secretaria da Educação de Garopaba, Rosilene Pacheco de Lima.

No decorrer do processo, verificou-se que muitos professores tinham dúvidas para relacionar as dificuldades dos alunos com as atividades que desenvolvem as habilidades de aprendizagem, principalmente em Matemática. Por isso, foram realizadas oficinas técnicas de atividades, de estratégias e de conhecimentos matemáticos para os professores. Elas foram ministradas pelos profissionais da própria rede, com suporte do material oferecido pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), um projeto do Governo Federal.

“Como resultado, atividades mais assertivas, melhora no desempenho dos alunos, quase 100% das crianças alfabetizadas na idade certa. Isso comprova que nossas ações estão dando certo. Atualmente, as planilhas de habilidades funcionam em todas as escolas da rede municipal de Garopaba. É um instrumento de uso diário dos professores, que também serve como meio de acompanhamento para o coordenador pedagógico de cada unidade, que presta suporte aos professores na hora-atividade. É um trabalho em conjunto que tem contribuído com o bom desempenho dos nossos alunos que seguem mais preparados para a continuidade da vida escolar”, finaliza a secretária de Educação de Garopaba, Maria Nadir de Araujo Souza.

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