X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Tabacaria Cardoso
O Guaraná oficial de Imbituba
Seu pedido é uma ordem
Snet Telecom

Embrapa oferece curso gratuito sobre Biodiesel

A capacitação aborda as diferenças entre o biodiesel e os combustíveis fósseis, apresenta as vantagens do biodiesel para o meio ambiente e os processos de produção mais empregados pela indústria

Por RSC Portal dia em Notícias

Embrapa oferece curso gratuito sobre Biodiesel
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A Capacitação online sobre Biodiesel, primeiro curso a distância oferecido pela Embrapa Agroenergia, computou até o momento 1.754 inscritos, entre os quais estão estudantes, pesquisadores, empresários e professores de todos os estados brasileiros e também de países da América Latina (Uruguai, Chile e Paraguai). O alcance do curso superou as expectativas da equipe de transferência de tecnologia da Embrapa Agroenergia, que destaca como diferencial da capacitação a mistura de conteúdo escrito com audiovisual.

“Trabalhamos muito a linguagem para que a informação chegasse ao maior número de pessoas possível”, conta a técnica Lucinete Lima, que tem formação em psicologia da educação e foi uma das responsáveis pela elaboração do curso.

Lançado em novembro do ano passado, durante o VII Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel, a capacitação aborda as diferenças entre o biodiesel e os combustíveis fósseis, apresenta as vantagens do biodiesel para o meio ambiente e os processos de produção mais empregados pela indústria. 

O empresário carioca Marcel Alonso considera que adquiriu uma excelente noção sobre a produção e qualidade do biodiesel após a realização do curso. Ele é gerente da Map Serviços Marítimos, que faz a coleta, transporte e descarte de resíduos, em especial óleos vegetais.

“Achei o programa do curso muito bem elaborado, com conteúdo coeso, didático, adequado para uma capacitação online. O curso vai ser extremamente útil. Inclusive já o recomendei para alguns amigos que trabalham comigo na área ambiental”, afirmou.  

Para o empresário, foi um diferencial aprender sobre as rotas industriais, o processo de produção, qualidade, transesterificação e catálise homogênea. “São informações de extrema importância para nós que trabalhamos com resíduos que vão virar novos produtos”, complementou.

Outro aspecto do curso elogiado por Marcel foi a inclusão de artigos estrangeiros como leitura complementar dos módulos. “Os artigos possibilitaram o conhecimento dos avanços tecnológicos, estudos e métodos aplicados em outros países”, concluiu.

Curso de Biodiesel foi o primeiro da Embrapa com autoinscrição 

A analista da supervisão de Inclusão Tecnológica da Embrapa, Aline Branquinho Silva, conta que a Capacitação online sobre Biodiesel foi a primeira a utilizar o recurso de autoinscrição, que possibilita aos interessados iniciar o curso imediatamente após o registro. 

“No caso do curso sobre biodiesel, o prazo de inscrições é permanente e o inscrito possui 30 dias para concluir a capacitação, dentro do seu ritmo e tempo disponível”, explica Aline. 

A instrutora do curso, Itânia Soares, é pesquisadora da Embrapa Agroenergia (Brasília-DF) e responsável pelo Laboratório de Ensaios de Biocombustíveis. Acostumada a dar aulas presenciais, para ela o curso a distância foi um desafio que deu certo.

“É bem diferente de quando temos uma interação presencial com os alunos e conseguimos perceber o grau de interesse e dificuldade da turma. No caso do curso online, não sabemos o quão heterogêneo é o público. Por esse motivo, optamos por fazer um curso nem tão básico e nem tão avançado, a fim de alcançar o maior número de pessoas interessadas no assunto”, conta a pesquisadora.

A plataforma de capacitações online da Embrapa, e-Campo, oferece atualmente 42 cursos, sendo 26 em parceria com instituições renomadas como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Somente em 2019, quase 60 mil inscrições foram efetivadas para realizar as capacitações online da Embrapa e parceiros. 

O Gerente de Acesso a Mercados, Alessandro Cruvinel Fidelis, conta que recentemente a Embrapa aderiu ao protocolo de intenções da Escola Virtual de Governo (EV.G), o que permitirá que os cursos passem a ser certificados pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Segundo o gerente, essa é mais uma estratégia para aumentar a visibilidade e capilaridade das capacitações ofertadas, ampliando assim o acesso aos conhecimentos e tecnologias geradas pela Embrapa para a sociedade. 

Ficha técnica do curso

O curso foi desenhado e produzido pela equipe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia com o apoio da Supervisão de Inclusão Tecnológica, da Gerência de Acesso a Mercados da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa. 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Embrapa oferece curso gratuito sobre Biodiesel

Enviando Comentário Fechar :/