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Educação que Faz a Diferença: Após boas notas na educação, Garopaba é avaliada em projeto nacional

Os técnicos do Tribunal de Contas da União, um dos parceiros do projeto “Educação que Faz a Diferença”, estão desde terça-feira (20) no município realizando uma série de entrevistas

Por Redação do RSC dia em Notícias

Educação que Faz a Diferença: Após boas notas na educação, Garopaba é avaliada em projeto nacional
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Divulgação: PMG

Com os objetivos de reconhecer e de dar visibilidade nacional a redes de ensino que estão realizando um trabalho de destaque, entre outras coisas, é que nasceu o “Educação que Faz a Diferença”. E, agora, o projeto pretende reconhecer e multiplicar o trabalho desenvolvido na Rede Municipal de Garopaba.

Os técnicos do Tribunal de Contas da União, um dos parceiros do projeto, estão desde terça-feira (20) no município realizando uma série de entrevistas na Secretaria Municipal de Educação. Além disso, as ações se estenderam até as escolas E. M. E. F. Norberto José Floriano da Silva, no bairro Encantada e o Centro Educacional de Ibiraquera, bairro Grama.

Na Secretaria Municipal de Educação foi entrevistada a secretária Maria Nadir de Araújo Souza e outros profissionais que atuam no desenvolvimento das políticas do setor, iniciativas e projetos educacionais. Nas escolas selecionadas pelos gestores do “Educação que Faz a Diferença”, estão sendo entrevistados diretores, coordenadores, alunos, pais e professores do 5º e 9º ano.

Essas visitas não constituem um procedimento de auditoria. São apenas para coletar informações, dados e documentos que demonstrem as boas práticas de gestão da rede municipal, mediante entrevistas e observação em salas de aula e do ambiente escolar com o objetivo de disseminá-las nacionalmente. As boas práticas identificadas constarão de um relatório final do estudo, com ampla divulgação.

Hoje, Garopaba tem médias acima das nacionais em exames como a Prova Brasil e o Ideb, ultrapassando a média de 6.0 do Estado e 5.5 no nível nacional. A cidade alcançou a nota 7.2, a melhor pontuação entre as 22 cidades que fazem parte da Grande Florianópolis, na frente inclusive da capital, que obteve nota 6.2.

O projeto

O projeto é desenvolvido através de parceria entre o Tribunal de Contas da União, os Tribunais de Contas dos Estados, o Instituto Rui Barbosa (IRB), associação civil de estudos e pesquisas dos Tribunais de Contas do Brasil, e o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE). Além de dar visibilidade a pontos positivos da rede de ensino, o projeto visa identificar e documentar as práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo que estão dando certo para que possam servir de inspiração.

 

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