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Dia do Mundial da Conscientização do Autismo foi nessa quinta-feira

Número de alunos com autismo em escolas comuns cresce 37% em um ano. Na cidade de Imbituba foi promovida uma passeata para celebrar a data

Por RSC Portal 2 dia em Notícias

Dia do Mundial da Conscientização do Autismo foi nessa quinta-feira
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A Associação dos Amigos dos Autistas de Imbituba desenvolve um importante trabalho na cidade e promoveu uma passeata no Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O número de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) que estão matriculados em classes comuns no Brasil aumentou 37,27% em um ano. Em 2017, 77.102 crianças e adolescentes com autismo estudavam na mesma sala que pessoas sem deficiência. Esse índice subiu para 105.842 alunos em 2018.

Os dados foram da pesquisa foram extraídos do Censo Escolar, divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São considerados tanto os estudantes de escolas públicas quanto de particulares.

O aumento no número de matrículas acompanha uma exigência legal que, por meio dos princípios constitucionais, afirma que nenhuma escola pode recusar a entrada de um aluno por causa de uma deficiência – nem mesmo as da rede privada. Há, inclusive, uma política nacional específica para pessoas com TEA, sancionada em dezembro de 2012. Pela Lei Berenice Piana, como é conhecida, é direito da pessoa com autismo o acesso à educação e ao ensino profissionalizante. 

Para Rita Hipólito, amiga dos autistas de Imbituba, é muito importante que as pessoas saibam que há autistas no município. “Eles podem e devem participar de eventos como esse de sábado passado de surf, em passeios ciclísticos e demais atividades”, contextualiza. Ela se refere ao primeiro Surf Treino da Associação de Surf de Imbituba (fotos). Nele, cinco atletas autistas conquistaram medalhas. “Nós tivemos a participação do Gabriel, Kauan, Chico, Antony, Joaquim e o Cleo”, cita Hipólito.

Apenas um primeiro passo
 
Conforme mostram os dados do Censo, o aumento das matrículas indica que as escolas deram um passo em direção à inclusão. No entanto, permanece um desafio: ir além da mera presença em sala de aula. É necessário assegurar que os alunos com autismo estejam aprendendo. “Precisamos avançar em relação a essa inclusão de ‘faz de conta’. Muitas famílias percebem que a criança não está participando das atividades das salas de aula. Dizem que ela não recebe qualquer atenção específica”, afirma Renata Tibyriçá, defensora pública do Estado de São Paulo.
 
Conforme explica a especialista, doutora em distúrbios do desenvolvimento, ainda faltam recursos de diversas ordens: adaptação de conteúdos para alunos com autismo, formação adequada de professores, ações de combate ao bullying, elaboração de avaliações específicas. Não é possível sequer afirmar que todos os alunos com autismo têm as mesmas necessidades. Alguns podem precisar de uma maior flexibilização do currículo. Outros exigem um acompanhante que desenvolva um sistema de comunicação alternativa com o professor regente e os colegas – a expressão verbal é um dos principais pontos de dificuldade de pessoas com TEA. Há quem precise, além disso, de um cuidador para questões de higiene pessoal. 

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