X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Tabacaria Cardoso
Woodstock 2k
Pães e Cucas em Garopaba
Clube do Assinante Impresso Catarinense
Snet Telecom
King Barbearia
Raancon Construtora

Desfile folclórico em Imbituba é mais uma das ferramentas para fomentar a cultura entre os cidadãos

Dia do Folclore foi palco para atrações que elencam cultura local de Imbituba e nacional

Por Redação do RSC dia em Notícias

Desfile folclórico em Imbituba é mais uma das ferramentas para fomentar a cultura entre os cidadãos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Fotos: Otaviano Carvalho

Imbituba é um município repleto de histórias e raízes que se convertem em um só lugar: na cultura local. Para fomentar essa cultura, o Calçadão da Rua Nereu Ramos, no centro da cidade, foi palco para um evento alusivo ao Dia do Folclore nesta quinta-feira (22).  

A fanfarra municipal trouxe uma banda que é formada por alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino. A música tocada pelo grupo deu ritmo ao desfile das demais entidades. A Freguesia de Sant’ Ana, do Mirim, desfilou com a tradicional Bandeira do Divino. Em seguida, vieram as crianças de cinco centros municipais de educação infantil (CMEI Marilene Floriano Polachini, CMEI Cidália Soares Menezes, CMEI Maria Lopes da Silva, CMEI Raios de Sol e CMEI Ângela Amim).

Também desfilaram pelo Calçadão o núcleo Temático de Ações Criativas da Associação Empresarial de Imbituba (ACIM) e o Mariscão da Zimba, representados pelo Núcleo de Contadores de Histórias, pelo Núcleo de Artes e Cultura da Seccional de Imbituba da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, bem como, pelos representantes da Academia Imbitubense de Letras e Artes (AILA).

A Companhia Desmontagem Cênica colaborou com o cultivo da história regional e transformou o Calçadão em um palco para a história da Batalha de Fogo, vivida por Anita e Giuseppe Garibaldi em Imbituba. A Diretoria de Cultura foi representada pelos artistas locais. O evento foi encerrado com a participação da Escola de Educação Básica Professora Justina da Conceição Silva, do bairro Ibiraquera.

Para àqueles que transitavam pelo local e sentiram a experiência de estar próximo a cultura açoriana e consequentemente a cultura mais característica de Imbituba, o evento parece ter cumprido seu papel. E é dessa forma que órgãos como a Diretoria de Cultura esperam estimular esse contato entre cidadãos e cultura. “Imbituba tem como cultura de base a açoriana e nós temos muitos grupos que continuam essa história e, nosso papel é fomentar esses grupos. A gente precisa realizar eventos desse porte para que as pessoas saibam qual a origem da cultura de Imbituba, o que é a cultura açoriana, para que saibam a origem da nossa história”, ressaltou a diretora de Cultura, Alessandra Santos.

Um dos destaques do evento foi abundante presença das crianças do município. Segundo o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, é importante fortalecer o tema junto aos estudantes e manter viva a riqueza cultural de Imbituba. “É realmente importante a gente trazer isso da base, das escolas, das crianças, para mostrar para a nossa população o quão rica é a nossa cultura e como ela está presente em nosso dia a dia e faz parte de nós mesmos”, comentou ele.

Por fim, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Cristiane Tokarski Espezim, enfatizou a importância de uma sociedade que estimula e valoriza a memória histórica. “Um povo sem cultura é um povo sem memória. Então a nossa cultura tem que ser relembrada, não só a nossa cultura local, mas também a nacional”, frisou Cristiane.

A diretoria de Cultura está de portas abertas na sede da Prefeitura de Imbituba a partir da 1h até ás 19h e atende todos os artistas e interessados em cultura. Além disso, a página da prefeitura e da cultura no facebook, o instagram o órgão estão disponíveis para que os cidadãos se envolvam com o bem maior imbitubense.

Com informações de Rádio 89.3FM

Confira galeria de fotos do artigo: "Desfile folclórico em Imbituba é mais uma das ferramentas para fomentar a cultura entre os cidadãos"

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Desfile folclórico em Imbituba é mais uma das ferramentas para fomentar a cultura entre os cidadãos

Enviando Comentário Fechar :/