X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Z12 Sushi Imbituba
Dedetizadora D.D. Sul
Frutos de Goiás Imbituba
Barbearia Vip Imbituba
MC CELULARES
Tabacaria Cardoso
Snet Telecom

Defesa Civil lança Operação Primavera 2019 com foco na prevenção de desastres naturais

O foco da operação é expandir os conhecimentos sobre prevenção de desastres naturais e apoio às cidades em situações de emergência

Por Redação do RSC dia em Notícias

Defesa Civil lança Operação Primavera 2019 com foco na prevenção de desastres naturais
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto: Mauricio Vieira / Secom

Expandir os conhecimentos sobre prevenção de desastres naturais e apoio às cidades em situações de emergência. Esse é o foco da Operação Primavera 2019, lançada na tarde desta segunda-feira, 23, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) da Defesa Civil, em Florianópolis.

A operação busca integrar todos os órgãos e as instituições catarinenses em ações conjuntas para antecipação de desastres. Nos próximos três meses, haverá exposições, palestras, simulados e capacitações, num total de mais de 150 eventos em todas as regiões do Estado.

A solenidade de lançamento da operação contou com a presença do chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior, o secretário adjunto da Infraestrutura, Thiago Vieira, o secretário executivo da Casa Militar, João Carlos Neves Júnior, e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

O chefe da Defesa Civil explica que a primavera é, historicamente, a estação em que ocorre o maior número de ocorrências relacionadas ao clima em Santa Catarina. Por conta disso, decidiu-se realizar esse ciclo de eventos como uma maneira de conscientizar o máximo de pessoas possível.

“Queremos trabalhar nesses três meses com gestão de risco e incentivar uma discussão na sociedade sobre a proteção em Defesa Civil. Precisamos também estimular os municípios para que eles sejam resilientes, além da autoproteção das pessoas”, afirma.

Para esta semana, explica Batista, estão programados a criação do serviço de voluntariado em Defesa Civil e o lançamento do Programa SC Resiliente, que fortalecerá a cultura de resistência a desastres no Estado, favorecendo a atuação municipal de forma prática e participativa. O chefe da Defesa diz ainda que, por meio do programa, será feito um ranqueamento dos municípios em relação aos serviços de proteção em Defesa Civil:

“Teremos também seminários sobre clima, gerenciamento costeiro, gestão de recursos hídricos. Ocorrerão também a limpeza de rios, a entrega de pontes e obras. Enfim, são diversas ações que acontecerão de uma maneira bastante descentralizada por todo o Estado”

Apresentação do Plano de Contingência das pontes 

Na solenidade, a Defesa Civil estadual, em parceria com a Defesa Civil de Florianópolis, apresentou a primeira versão do Plano de Contingência para as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles, que fazem a ligação entre o Continente e a Ilha de Santa Catarina. O documento apresenta o plano de ação em caso de ocorrências nas estruturas. Em três casos, estão previstas as reversões de faixa: interrupção (total ou parcial) do trânsito, interrupção dos serviços ou colapso estrutural.

Segundo João Batista, o plano ainda deve ser aperfeiçoado, já que está prevista para o final do ano a reabertura do tráfego na Ponte Hercílio Luz.

“Tudo foi avaliado. Hoje nós temos informações que cada órgão tinha compactado. É um plano em que se conversou. Ele ainda vai ser aperfeiçoado aos poucos, porque pode haver mudanças em breve, como no caso da Hercílio Luz“.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Defesa Civil lança Operação Primavera 2019 com foco na prevenção de desastres naturais

Enviando Comentário Fechar :/