X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Drakos Beer Pub
EAD Cruzeiro do Sul
Open Food Churrasco Premium
Tributo Raul Seixas 30 anos
Snet Telecom
Pães e Cucas em Garopaba
Clube do Assinante Impresso Catarinense
King Barbearia
Raancon Construtora

Capacitação sobre Gestão Inclusiva traz proposta de ação à Imbituba

A formação ocorrida durante fevereiro em Minas Gerais, apresenta os resultados obtidos, por tal motivo a biblioteca funcionará das 13h às 16h, nesta segunda-feira (03)

Por Redação do RSC dia em Notícias

Capacitação sobre Gestão Inclusiva traz proposta de ação à Imbituba
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

 

A bibliotecária e coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura (SMBLLL) da Prefeitura de Imbituba, Gláucia Maindra da Silva, foi contemplada com uma bolsa de estudos, no Brasil, para participar da formação em Gestão Inclusiva, pelo projeto “Diálogos para Inclusão em Bibliotecas”. A capacitação ocorreu entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2019, na Universidade Federal de Alfenas, em Varginha, Minas Gerais. Os participantes desenvolveram propostas de ações inclusivas, baseadas no conhecimento absorvido durante a formação, ministrada pela Diversitas Soluções Inclusivas.

A capacitação, única no país até então, foi financiada pelo “6º Concurso de Ajudas” do Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas - Iberbibliotecas de 2018. O objetivo do Iberbibliotecas é “consolidar as bibliotecas públicas como espaços de livre acesso à informação e à leitura, de trabalhar pela inclusão social e de contribuir para a qualificação da educação e do desenvolvimento”. O Programa é liderado pela SEGIB - Secretaria-Geral Ibero-Americana, e conta com a coordenação do CERLALC - Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe, como Unidade Técnica, da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Cumprindo a etapa final da formação, em 21 de março de 2019 foi enviado, via formulário, ao Instituto Diversitas Soluções Inclusivas a proposta “Ação Inclusiva IBER”, sob responsabilidade da criadora da proposta, Gláucia. O projeto de Imbituba foi selecionado para ser acompanhado por uma equipe, composta por especialistas do Iberbibliotecas e do Instituto Diversitas Soluções Inclusivas. Dentre as 21 propostas encaminhadas, apenas 5 foram selecionadas.

Desde a pré-divulgação da seletiva, em 02 de abril de 2019, foram estabelecidos contatos de parcerias para viabilidade de execução da proposta. Em 24 de abril de 2019, foi realizada a primeira reunião virtual de alinhamento da ação. “A informação técnica e documental dos projetos vencedores que tenham finalizado a sua execução, no prazo determinado, será armazenada numa plataforma digital do portal do Programa, de tal forma que possa servir como banco de boas práticas suscetíveis de serem reproduzidas em diferentes lugares da região ibero-americana”, informou a Dra. Silvilene Morais, que compõe a equipe de especialistas da “Ação Inclusiva IBER”.

A ação proposta para Imbituba, no momento ainda é restrita à equipe do Governo e as parcerias envolvidas na sua reestruturação. Para cumprir os quesitos iniciais da proposta selecionada e por ter ocorrido um equívoco na compreensão dos prazos, infelizmente o relato de execução da proposta não pode ter sido encaminhado no tempo delimitado pelo programa, acima mencionado por Silvilene.

“Mas, seguimos confiantes, na aceitação do Iberbibliotecas, mesmo esgotado o prazo. Pois, com a apresentação da proposta nesta segunda, cumprimos a primeira etapa da proposta reajustada para atender o local que se pretende realizar a ação. E caso aceita, teremos um relatório a ser apresentado. No qual, talvez a Diversitas Soluções Inclusivas poderá ser nossa interlocutora nesse pedido”, informa Gláucia, confiante.

A readequação da proposta conta com o acompanhamento da especialista do programa “Ação Inclusiva IBER”, Dra. Silvilene Morais. O ação piloto foi ajustada em parceria o IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Garopaba, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina e CEJA - Centro de Educação de Jovens e Adultos, de Imbituba.

Por tal motivo nesta segunda-feira, 03 de junho de 2019 a biblioteca abrirá das 13h às 16h. Retomamos ao nosso atendimento normal, na terça (04), das 13h às 19h.  


Mais informações sobre o curso em:

http://dialogosparainclusao.com/

Foto: Pexels / Ilustrativa

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Capacitação sobre Gestão Inclusiva traz proposta de ação à Imbituba

Enviando Comentário Fechar :/