X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Alan e Felipe
Pães e Cucas em Garopaba
Clube do Assinante Impresso Catarinense
Snet Telecom
King Barbearia
Raancon Construtora

Brechó Beneficente acontece na Lagoa das Capivaras em Garopaba

Exemplares de animais marinhos do Mini Museu do Mar são algumas das atrações

Por RSC Portal dia em Notícias

Brechó Beneficente acontece na Lagoa das Capivaras em Garopaba
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

 

O Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) de Garopaba participará da 4ª edição da Feira Cultural Lagoa das Capivaras neste final de semana. Além de levar seu estande institucional com alguns exemplares de animais marinhos do Mini Museu do Mar, tipos de areias das praias monitoradas e ferramentas de pesquisa, será realizado um brechó com artigos novos e seminovos para arrecadar recursos para os projetos da instituição.

Um espaço ao ar livre, junto a Lagoa das Capivaras em Garopaba. Este é o cenário da Feira Cultural Lagoa das Capivaras – Edição Páscoa, que acontecerá nos dias 19 e 20 de Abril, durante o feriado de Páscoa. A iniciativa, que está na quarta edição, é da Prefeitura Municipal de Garopaba, por meio da Secretaria de Educação e a Associação dos Artesão Garopabenses. O objetivo de o Instituto participar deste evento será mostrar à comunidade e turistas, sua Tecnologia Social aplicada há 7 anos com as 12 Escolas Municipais de Garopaba (SC) e há mais de um ano com a comunidade por meio de sua sede no centro histórico. No local haverá muita informação sobre a metodologia de trabalho, a questão dos resíduos (‘lixos’) descartados de forma incorreta e seu impacto na vida marinha, ainda jogos educativos, ferramentas de pesquisa, exemplares dos animais marinhos do Mini Museu do Mar, entre outros.

O destaque desta vez será o brechó solidário com peças novas e seminovas, uma forma para angariar recursos para a instituição que se mantém por meio de apoios pontuais de empresários locais e de pessoas físicas, além de editais públicos e privados. O horário de funcionamento do estande na feira será das 16h às 23h. A estrutura do evento oferece exposições de artesanato (com uma média de 60 expositores) e apresentações artísticas, praça de alimentação com Foodtrucks, oficinas culturais e uma programação voltada para as crianças.

Para a equipe do IMMC estas ações têm sido uma experiência bem positiva, pois cada pessoa que conhece o trabalho será um potencial agente de transformação de seus hábitos com relação ao consumo de itens feitos de plástico, sobre a separação correta dos resíduos e sobre não deixar ‘lixo’ nas ruas, praias e rios. “Algumas pessoas nos dizem que não estão mais aceitando canudos e copos descartáveis ou que levam os seus próprios, além de muitos dizerem que recolhem lixo encontrado na praia, pois se preocupam com o que estão vendo na mídia sobre este impacto negativo na vida marinha”, comentou a bióloga Amanda Suita do IMMC.

“Às vezes adultos e crianças dão exemplos de vídeos que assistiram, como o da tartaruga com o canudinho sendo retirado da narina ou da baleia grávida que foi encontrada morta na Itália com 22 kg de plástico no estômago. São imagens tristes, mas que acabam gerando uma mudança de comportamento para este problema que é mundial, explica a presidente do IMMC”, a oceanógrafa Caroline Schio. Já o geólogo Kico Rigo acha importante um espaço como a feira para conscientização. “Mesmo se onde você estiver passando não tiver uma lixeira, pode guardar em seu bolso, ou em uma sacola e descartar de forma correta em local apropriado ou na sua casa. Desta forma, quando chover, as ruas não estarão cheias de lixo entupindo bueiros e vindo parar direto no mar”, sugeriu o geólogo do IMMC.

Sobre o IMMC

Desde 2012, o IMMC desenvolve com as 12 Escolas Municipais de Garopaba (SC) este programa pioneiro de educação socioambiental, certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil e reconhecido como Instituição de Inovação e Criatividade na Educação Básica no Brasil pelo MEC. O programa educativo envolve as crianças com os atuais problemas socioambientais relacionados aos oceanos, fomentando experiências de aprendizagem prática no ambiente costeiro. A garotada torna-se pesquisadora e monitora mirim do litoral onde vive, conhecendo as características deste ecossistema, a cultura local e as atividades socioeconômicas exercidas na comunidade.

O trabalho já virou referência na área de educação ambiental local, mas também recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Conquistou algumas premiações como: o Prêmio IGK – A grande jogada social, do Instituto Guga Kuerten 2017, na categoria Ação Educativa Ambiental, ganhou em Guayaquil (Equador) o Prêmio América Latina Verde 2017 na categoria ‘Oceanos’, tendo concorrido com mais de 2.400 projetos de 36 países da América Latina, e foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef 2018, entre outras condecorações.

 

Na sede do IMMC, no centro histórico da cidade, as pessoas podem visitar o Mini Museu do Mar e aprender sobre a biodiversidade marinha da região, além de brincar com os jogos eco-educativos, ler livros e ver vídeos sobre os oceanos que estão disponíveis na ‘Oceanoteca’. Também são desenvolvidas atividades socioeducativas e culturais para as crianças, como oficinas de arte e expedições científicas pela costa de Garopaba, a partir de 5 anos de idade. A sede fica localizada na Rua Aderbal Ramos da Silva, 46, centro histórico da cidade. 

Conheça mais detalhes do Instituto Monitoramento Mirim Costeiro no site: www. monitoramentomirimcosteiro. com.br, Facebook:MonitoramentoMirimCos teiroMMC, Instagram: @monitoramento_mirim_costeiro e Twitter:@mmirimcosteiro– Jorn. Cris Guimarães Whatsapp: (51) 981141717

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Brechó Beneficente acontece na Lagoa das Capivaras em Garopaba

Enviando Comentário Fechar :/