X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Z12 Sushi Imbituba
Dedetizadora D.D. Sul
Frutos de Goiás Imbituba
Barbearia Vip Imbituba
MC CELULARES
Tabacaria Cardoso
Snet Telecom

Autoridades discutirão tecnologia aeroespacial para prever eventos climáticos em SC

Reuni entre representantes federais, estaduais e de entidades catarinenses discutirá parceria no desenvolvimento de tecnologia aeroespacial para prever eventos climáticos

Por RSC Portal dia em Notícias

Autoridades discutirão tecnologia aeroespacial para prever eventos climáticos em SC
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

 

A passagem do ciclone-bomba, considerado o maior desastre com ventos da história de Santa Catarina, evidenciou a importância de se implementar mecanismos tecnológicos mais avançados de previsão do tempo. Nesta quarta-feira (29), às 17 horas, uma reunião entre representantes das esferas federal, estadual e entidades catarinenses, busca desenvolver parceria no desenvolvimento de mecanismos aeroespaciais que possam antecipar a previsão de eventos meteorológicos.

Segundo o deputado federal Daniel Freitas, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Apoio ao Programa Espacial Brasileiro, o objetivo é discutir, estruturar e preparar o Estado, caso novos eventos naturais desta magnitude aconteçam. “Desenvolvemos um extensa agenda e, na segunda-feira (27), recebi o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura e sua equipe para alinharmos ações para o desenvolvimento de um projeto. Já nos reunimos com a Fiesc, UFSC e Fundação Certi. Nesta quarta-feira (29), estaremos reunidos de forma virtual com o Governo do Estado, Defesa Civil, Ministério de Ciência e Tecnologia e Ministério do Desenvolvimento Regional, além de parlamentares da bancada catarinenses”, explicou o parlamentar que também é coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense.

A videoconferência acontece na sede da Defesa Civil, em Florianópolis, e contará com a participação do governador do Estado Carlos Moisés e da vice-governadora Daniela Reinehr. Também já confirmaram presença, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes e o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, senadores e deputados federais da bancada catarinense. Atentos para que o diálogo seja qualificado, participarão também o Presidente da Associação Catarinense de Meteorologia (ACMET), Leandro Puchalski, e o Pesquisador em Agrometeorologia da EPAGRI/CIRAM, Márcio Sônego.

Para o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, Santa Catarina tem uma localização propícia para a ocorrência de fenômenos climáticos extremos e, mesmo não podendo fazer frente, à medida que se tem conhecimento, pode-se antecipar e planejar ações de defesa civil e de proteção para minimizar os impactos na sociedade. “Os sistemas espaciais surgem como uma ferramenta importante para conferir aos especialistas da área de meteorologia a possibilidade de tomar medidas. É dessa forma que o Programa Espacial Brasileiro se une a toda capacidade já instalada no Estado, aos especialistas, entidades e Defesa Civil, como parceiro no desenvolvimento de defesa dos catarinenses”, explica Moura.

Agenda

Já na segunda-feira (27), a comitiva formada pelo presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, pelo diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Cristiano Augusto Trein e pelo diretor Paulo Barros, visitaram a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Na terça-feira (28), a agenda seguiu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para conhecer os laboratórios e o trabalho já desenvolvido pela instituição. O pró-reitor de Pesquisa, Sebastião R. Soares; o diretor do Centro Tecnológico, Edson R. De Pieri; o chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, Sergio L. Gargioni e o coordenador do SC2C.Aero, Victor J. De Negri, acompanharam a visita. Nesta quarta-feira (28), pela manhã, está prevista, ainda, agenda no Observatório da FIESC, com o Diretor de Inovação e Competitividade, José Fiates.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Autoridades discutirão tecnologia aeroespacial para prever eventos climáticos em SC

Enviando Comentário Fechar :/