X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

VELOX - SOLUÇÕES FINANCEIRAS
Frutos de Goiás Imbituba
Barbearia Vip Imbituba
MC CELULARES
Z12 Sushi Imbituba
Tabacaria Cardoso
O Guaraná oficial de Imbituba
Carla Carvalho Studio Pilates e Suspensão
Clinica Odontológica Integrada
PAES E CUCAS
Mini Calzone Garopaba
Snet Telecom
Dedetizadora D.D. Sul

Aulas não presenciais de 50 cursos de pós-graduação da Udesc são retomadas

A situação dos cursos de graduação presenciais da universidade está sendo discutida entre diretores dos centros e a Reitoria

Por Redação do RSC dia em Notícias

Aulas não presenciais de 50 cursos de pós-graduação da Udesc são retomadas
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto: Andrew Neel/Pexels

Nesta segunda-feira, 25, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) retomou as atividades de ensino dos 50 cursos de mestrado e doutorado da instituição de forma não presencial.

As aulas não presenciais da universidade são mediadas ou não por tecnologias da informação e comunicação e "representam um grande desafio, e ao mesmo tempo, compromisso e dedicação de todos os envolvidos com a pós-graduação para potencializar o processo de ensino-aprendizagem", explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Letícia Sequinatto.

Quando se utiliza das ferramentas da informação e comunicação, as aulas podem ser caracterizadas como síncronas ou assíncronas. Para as aulas síncronas, é necessária a participação do aluno e do professor no mesmo instante e no mesmo ambiente – nesse caso, virtual – utilizando plataformas como Moodle (que é a plataforma institucional), Teams, Skype e Zoom.

As aulas assíncronas oferecem maior liberdade para o aluno e o professor, mas não estão ao mesmo tempo no ambiente de aprendizagem. Por outro lado, não se caracteriza apenas pelo encaminhamento de materiais didáticos para os pós-graduandos desenvolverem atividades específicas sem relação com os conteúdos trabalhados na modalidade síncrona.

"Exige do professor o estabelecimento de relações com os conteúdos explicados na interação com os alunos para que estes percebam algum significado do material didático para complementar e contribuir na construção do conhecimento", destaca a pró-reitora.

Orientações

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) está divulgando orientações e diretrizes para este período. Acesse a página Orientações Covid-19.

Dentre os conteúdos publicados no site, está a Comunicação Interna nº 078/2020 da PROPPG, que reúne orientações sobre alterações no calendário acadêmico, plano de ensino e cômputo de carga horária, definidas junto ao Colegiado de Diretores de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc.

Medida excepcional

Aprovada por resolução do Conselho Universitário (Consuni), em caráter excepcional e temporário, a retomada das aulas na modalidade EAD é válida enquanto persistirem as restrições sanitárias determinadas em virtude da pandemia do novo coronavírus. As aulas presenciais estão suspensas desde 17 de março, seguindo decretos do Governo de Santa Catarina.

A medida atende recomendações do Conselho Nacional de Educação (CNE), Conselho Estadual de Educação de SC, Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A decisão tomada pela Udesc considerou ainda motivos como a atual imprevisibilidade do retorno às aulas presenciais; a necessidade de continuidade das pesquisas neste momento de enfrentamento à Covid-19; o levantamento feito pela PROPPG junto aos alunos; e a consulta da pasta aos diretores da área e aos coordenadores dos cursos.

Auxílio para inclusão digital

A Udesc também criou o auxílio de inclusão digital para acadêmicos de pós-graduação com dificuldades financeiras. Com valor mensal de R$ 80, o benefício visa possibilitar que os alunos acessem a internet para acompanhar as aulas não presenciais.

A medida foi aprovada por uma resolução ad referendum assinada pelo reitor da Udesc, Dilmar Baretta, com caráter emergencial e temporário.

A  necessidade do auxílio foi apurada por meio de uma pesquisa realizada pela instituição junto aos discentes. As inscrições para a inclusão finalizaram neste domingo, 24, e os pedidos serão avaliados nesta semana pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

Capacitações docentes

Para apoiar os professores na retomada das atividades de ensino não presenciais, a Udesc vem promovendo capacitações a distância sobre ferramentas como as plataformas Moodle e Microsoft Teams.  

Segundo a pró-reitora Letícia Sequinatto, o primeiro curso sobre o Moodle, com um mês de duração, foi concluído por 870 docentes e segue sendo complementado com outras atividades; já a capacitação básica sobre o Teams contemplou cerca de 300 participantes.

A universidade também criou um canal no YouTube com vídeos tutoriais sobre o Moodle, com orientações sobre como inserir conteúdos, criar questionários e operar apresentações, entre outros.

Cursos de graduação EAD também retornaram

Os cursos de graduação da Udesc oferecidos na modalidade a distância retornaram às atividades em 4 de maio, nas turmas de Pedagogia, de Ciência Biológicas, de Administração Pública, de Informática e de Ciência e Tecnologia. O Centro de Educação a Distância (Cead) já promoveu modificações no calendário acadêmico.

Já a situação dos cursos de graduação presenciais da universidade está sendo discutida entre diretores dos centros e a Reitoria.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Aulas não presenciais de 50 cursos de pós-graduação da Udesc são retomadas

Enviando Comentário Fechar :/