X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

PAES E CUCAS
Mini Calzone Garopaba
Barbearia Vip Imbituba
Frutos de Goiás Imbituba
O Guaraná oficial de Imbituba
Tabacaria Cardoso
Z12 Sushi Imbituba
Snet Telecom
Zinata
Dedetizadora D.D. Sul

Amazônia em chamas

Ibama lança edital para fornecimento de imagens de satélite de alta resolução espacial

Por RSC Portal 2 dia em Notícias

Amazônia em chamas
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto: Ibama

Alex Bondan

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou edital no Diário Oficial da União dessa quarta-feira, 21, chamamento público de empresas especializadas no fornecimento diário por imagens de satélites de alta resolução espacial para geração de alertas diários de indícios de desmatamento.

O documento foi emitido depois de inúmeras declarações desastrosas do presidente Jair Bolsonaro. Ele contesta indicadores nacionais e internacionais de desmatamento e incêndios. Contudo, até a NASA, estatal dos Estados Unidos, tem indicado o aumento exponencial do desmatamento na Amazônia. 

Em 11 de agosto, a NASA mostrou que os incêndios eram tão grandes que podiam ser vistos do espaço. O tamanho das queimadas ainda não é preciso, mas elas se espalham pelos estados que compreendem a floresta na região Norte e Centro-Oeste do Brasil.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou um recorde de 72.843 incêndios este ano, um aumento de 80% em relação ao ano passado. E mais de 9 mil desses incêndios foram vistos na semana passada. "Isto é, sem dúvida alguma, uma das duas únicas ocasiões em que houve incêndios como estes”, afirma Thomas Lovejoy, ecologista e membro da National Geographic Explorer. "Não há dúvida de que é uma consequência do recente aumento do desmatamento", complementa o especialista.

Além do tráfico de madeira, muitas árvores na Amazônia são derrubadas para plantar soja ou abrir caminho para pastagens lucrativas. A queima é comumente usada para remover árvores rapidamente. Como os incêndios que assolam a Califórnia, nos Estados Unidos, a maioria é iniciada por seres humanos e, depois, foge totalmente do controle.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Amazônia em chamas

Enviando Comentário Fechar :/