X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Tabacaria Cardoso
Semana Nacional da Baleia Franca
Promoção Passeio Turístico ao Santuário Santa Paulina
EAD Cruzeiro do Sul
Open Food Churrasco Premium
Snet Telecom
Pães e Cucas em Garopaba
King Barbearia
Raancon Construtora

Amazônia em chamas

Ibama lança edital para fornecimento de imagens de satélite de alta resolução espacial

Por RSC Portal 2 dia em Notícias

Amazônia em chamas
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Foto: Ibama

Alex Bondan

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou edital no Diário Oficial da União dessa quarta-feira, 21, chamamento público de empresas especializadas no fornecimento diário por imagens de satélites de alta resolução espacial para geração de alertas diários de indícios de desmatamento.

O documento foi emitido depois de inúmeras declarações desastrosas do presidente Jair Bolsonaro. Ele contesta indicadores nacionais e internacionais de desmatamento e incêndios. Contudo, até a NASA, estatal dos Estados Unidos, tem indicado o aumento exponencial do desmatamento na Amazônia. 

Em 11 de agosto, a NASA mostrou que os incêndios eram tão grandes que podiam ser vistos do espaço. O tamanho das queimadas ainda não é preciso, mas elas se espalham pelos estados que compreendem a floresta na região Norte e Centro-Oeste do Brasil.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou um recorde de 72.843 incêndios este ano, um aumento de 80% em relação ao ano passado. E mais de 9 mil desses incêndios foram vistos na semana passada. "Isto é, sem dúvida alguma, uma das duas únicas ocasiões em que houve incêndios como estes”, afirma Thomas Lovejoy, ecologista e membro da National Geographic Explorer. "Não há dúvida de que é uma consequência do recente aumento do desmatamento", complementa o especialista.

Além do tráfico de madeira, muitas árvores na Amazônia são derrubadas para plantar soja ou abrir caminho para pastagens lucrativas. A queima é comumente usada para remover árvores rapidamente. Como os incêndios que assolam a Califórnia, nos Estados Unidos, a maioria é iniciada por seres humanos e, depois, foge totalmente do controle.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Amazônia em chamas

Enviando Comentário Fechar :/