X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Frutos de Goiás Imbituba
Barbearia Vip Imbituba
MC CELULARES
Z12 Sushi Imbituba
Tabacaria Cardoso
O Guaraná oficial de Imbituba
Carla Carvalho Studio Pilates e Suspensão
Clinica Odontológica Integrada
PAES E CUCAS
Mini Calzone Garopaba
Snet Telecom
Dedetizadora D.D. Sul

Alesc homenageia empresário Marcelo Petrelli pelos 50 anos da TV Cultura

A homenagem proposta pelo deputado Fernando Krelling (MDB) foi realizada no gabinete do presidente Julio Garcia (PSD)

Por RSC Portal dia em Notícias

Alesc homenageia empresário Marcelo Petrelli pelos 50 anos da TV Cultura
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp


Deputados Fernando Krelling e Julio Garcia, Marcelo Corrêa Petrelli e dirigentes do grupo ND

A Assembleia Legislativa, acolhendo proposição do deputado Fernando Krelling (MDB), concedeu na tarde desta terça-feira (16) uma Moção de Aplauso ao presidente-executivo do Grupo ND, Marcelo Corrêa Petrelli, em comemoração aos 50 anos de fundação da TV Cultura de Florianópolis, hoje Record News SC, como forma de reconhecimento pelo pioneirismo e compromisso com a qualidade da informação.

Krelling destacou que a emissora mudou a cidade, abrindo um novo caminho nas comunicações de Santa Catarina. “Por isso recebe hoje, de forma muito singela, a homenagem de nossa Assembleia Legislativa, em forma de uma placa alusiva aos 50 anos de atividades, que reflete também a moção de aplauso aprovada por unanimidade em nosso Parlamento”.

A homenagem, realizada no gabinete da presidência, contou com a presença do deputado Julio Garcia (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, que enfatizou a homenagem como um merecimento pelo pioneirismo na comunicação catarinense e ao mesmo tempo um legado ao empresário Mário José Gonzaga Petrelli, pai do homenageado. O decano do jornalismo político de Santa Catarina, Moacir Pereira, entre outras lideranças políticas e da imprensa catarinense, também prestigiaram a solenidade.

Krelling lembrou que quando a TV Cultura iniciou suas atividades, no final de maio de 1970, Florianópolis era uma cidade de pouco mais de 100 mil habitantes e a ligação com o resto do Estado se dava pela Ponte Hercílio Luz. “Naquele ano, o sinal de TV local ainda era chuviscado, o vídeo das TVs dependia de operações complicadas. Como hoje fazemos instalações de periféricos em nossos computadores, para obter uma boa imagem o espectador tinha que ligar um cabo e conectar a sua TV a uma antena externa, que funcionava melhor se fosse instalada no telhado da casa, e ainda tinha que posicionar conforme o direcionamento da antena retransmissora.”

O empresário Marcelo Corrêa Petrelli disse que a fundação da TV Cultura foi no mesmo dia de aniversário do seu pai já falecido, Mário Petrelli, um idealizador do jornalismo regional, a mesma característica que marcou a emissora e que vem sendo seguida pelo Grupo ND. “Essa homenagem é uma injeção de ânimo”, resumiu.

Histórico
A TV Cultura era retransmissora local da TV Piratini de Porto Alegre (RS), que era do grupo Associados e estava instalada no alto do Morro do Antão, ou Morro da Cruz. E para ligar seu transmissor, um jovem idealista subia o morro que não tinha calçamento todo o dia para garantir que os florianopolitanos pudessem assistir TV e ver o noticiário da noite, relatou o deputado Fernando Krelling.

O parlamentar destacou ainda que esse jovem era Darci Lopes. “Um idealista, que um dia saiu pela Felipe Schmidt e Conselheiro Mafra correndo o comércio para buscar apoio à criação de uma emissora de TV local. E foi ao Rio de Janeiro, na TV Tupi, buscar câmeras e outros equipamentos emprestados para fazer seu projeto ambicioso se tornar realidade.”

Krelling citou que a TV Cultura fez história com figuras muito queridas como Roberto Alves, Moacir Pereira, a primeira musa da TV, Marisa Ramos, depois outra grande apresentadora, Eloá Miranda, que chegou a ser diretora da TV AL, Oscar Berend, Antunes Severo, que foi também um dos principais publicitários, criador da Propague, e Cyro Barreto, que foi procurador desta Casa.

Ainda nos anos 70, a Cultura ganhou como sócio o empresário Mário José Gonzaga Petrelli. “Outro visionário das comunicações. Em 1982 passou a integrar a Rede de Comunicação Eldorado, e no plano nacional a Rede Bandeirantes. Em 1995 voltou ao controle da família Petrelli, desde então integrada ao grupo RIC Record, hoje ND e agora com o sinal da Record News”.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Alesc homenageia empresário Marcelo Petrelli pelos 50 anos da TV Cultura

Enviando Comentário Fechar :/