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5 atitudes infalíveis para envelhecer com qualidade de vida

Quem planta boas sementes, haverá de colher bons frutos, e o contrário também é verdadeiro, quem se alimenta mal e é sedentário, provavelmente desenvolverá problemas de saúde na terceira idade.

Por RSC Portal dia em Colunistas

5 atitudes infalíveis para envelhecer com qualidade de vida
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Estamos envelhecendo, isto é um fato, e a forma como vamos envelhecer está diretamente relacionada com a forma com que nos alimentamos e com os cuidados que temos ou não com a nossa saúde.

Quem planta boas sementes, haverá de colher bons frutos, e o contrário também é verdadeiro, quem se alimenta mal e é sedentário, provavelmente desenvolverá problemas de saúde na terceira idade.

Se você está em torno dos 30 anos, provavelmente passará dos 80, então seguem aqui cinco atitudes importantes para fazer hoje e garantir qualidade de vida no futuro.

Mantenha-se calmo! O estresse afeta nossa imunidade! Quando estressados, somos mais vulneráveis a uma série de doenças. Com a liberação de substâncias como adrenalina, cortisol e prostaglandinas, todas as nossas funções corporais ficam comprometidas, aumentando o risco de desenvolver doenças graves como infarto e câncer.

Mantenha seu peso dentro do adequado! Você não precisa ter o corpo perfeito, de capa de revista, mas se manter dentro do peso adequado é fundamental para reduzir o risco de doenças como câncer, diabetes e problemas cardíacos. Foque em manter seu IMC dentro do normal, que é de 18,5 a 24,9kg/m².

O cálculo do IMC é feito dividindo o peso (em kg) pela altura (em metros) ao quadrado. Por exemplo, se seu peso é 60,0kg e sua altura é 1,65m, a fórmula para calcular o IMC será:

IMC = 60 ÷ 1,65²

IMC = 60 ÷ 2,72

IMC = 22,05

Mexa-se! Jogar futebol, correr, fazer academia, treinos funcionais, enfim, o negócio é se mexer! A endorfina produzida na atividade física, melhora o humor, ajuda a vencer a depressão e você ainda previne outras doenças como doenças do coração e do cérebro.

Durma o necessário para ficar bem! O sono realiza uma ´faxina na nossa memória´ descartando as informações irrelevantes. Um bom sono preserva a cognição, reduz o risco de depressão, doenças cardiovasculares e ansiedade, além de ajudar no emagrecimento. 

Tome sol! O sol é nossa fonte de vitamina D, fundamental para fixar o cálcio nos ossos! É importante que você tenha exposição solar, o ideal seria de 15 a 20min por dia, isso vai garantir ossos fortes, importantes na velhice para prevenir possíveis fraturas.

 

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