X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Horóscopo Virtual:

X

Resultados das Loterias:

Conteúdo em destaque:

Tabacaria Cardoso
Woodstock 2k
Pães e Cucas em Garopaba
Clube do Assinante Impresso Catarinense
Snet Telecom
King Barbearia
Raancon Construtora

2º Feira do Livro desperta uma Imbituba mais leitora

Agora é o seu momento de participar e contribuir para a evolução deste evento na cidade

Por RSC Portal dia em Notícias

2º Feira do Livro desperta uma Imbituba mais leitora
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Imbituba realizou a sua 2ª Feira do Livro no dia 4 de novembro de 2019, foi uma segunda-feira movimentada na Rua Nereu Ramos, durante todo o dia, que reuniu mais de 700 leitores, dentre escritores, livreiros, expositores, contadores de histórias, estudantes, educadores e a comunidade imbitubense. Os participantes tiveram a oportunidade de prestigiar o evento e conhecer a Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa. 

O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Imbituba, através do Sistema Municipal de Bibliotecas, Livros, Leitura e Literatura, ligado à Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. Contou com a parceria do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Jovem e o apoio de PVE – Parceria pela Valorização da Educação e da Votorantim Cimentos. O evento contou com a participação das Academias de Letras e Associações de Imbituba, Garopaba e Santa Catarina.

2º Feira do Livro desperta uma Imbituba mais leitora

À frente do evento esteve a bibliotecária Gláucia Maindra, que agradece a todos os apoiadores, parceiros, colaboradores e escritores envolvidos direta ou indiretamente na realização desta segunda edição da Feira do Livro, pessoas que se entregaram para que nossa Feira fosse um evento encantador. Um evento que oportunizou à comunidade conhecer um pouco mais sobre história em quadrinhos, com o lançamento da “HQ TINA - Respeito”, escrito e ilustrado por Fefê Torquato. Um universo ainda pouco explorado pelos leitores imbitubenses. Mas, que possui grande potencial, afirma Gláucia.

Na parte da tarde, Demétrio Panarotto hipnotizou as crianças num universo de possibilidades, facilitando aos mesmos adentrarem no processo criativo da escrita. A atividade foi marcada por exemplos e por sugestões de atividades que podem ser trabalhadas tanto em casa, quanto na sala de aula, envolvendo a família e os professores. Outro destaque foi o Lançamento da cartilha Butia catarinensis, da SCPar Porto de Imbituba, que trouxe informações sobre o butiá e sua relação com a cultura local, apresentando os artesãos que produzem peças variadas a partir da palha da palmeira junto ao projeto Costa Butiá. Ao final, os participantes puderam experimentar um delicioso picolé de Butiá, produzido em Imbituba. Ainda no período da tarde o escritor Frederico Manica, conversou sobre o encontro de “Pinhão, o soldadinho topetudo” com “Amigante, a amiga gigante”, abordando através de sua literatura infantojuvenil e de seus personagens símbolos da serra e do mar, integrando as duas regiões.

A noite iniciou com a Roda de Conversa sobre o “Mercado Livreiro na Rota da Baleia Franca”, conduzida por Renata Dal-Bó, momento especial, que desmistificou a leitura em diversos aspectos, dentre eles o apontamento de que “não existe crise do livro”. A atração principal da noite foi o lançamento do livro Símbolos de Imbituba/SC: análise comparativa entre o Brasão do Município e o Imaginário das crianças das escolas municipais, da jornalista imbitubense Emanuelle Querino Alves de Aviz. O livro é resultado da pesquisa de dissertação de mestrado da autora que traça um olhar sob a perspectiva do imaginário aos símbolos da cidade e que, a partir de agora serão aprofundados na sua pesquisa de doutorado.

Em 2020 a expectativa é que a 3º Feira seja organizada por uma Comissão composta pelas três cadeias do livro: produtiva, criativa e mediadora. O propósito é planejar a Feira com maior duração, unindo forças para a realização do primeiro Festival Literário de Imbituba, previsto na agenda do Sistema Municipal de Bibliotecas, Livros, Leitura e Literatura desde 2017. O Festival é uma meta traçada no Plano Municipal de Cultura que poderá ser colocado em prática no próximo ano, agregando uma variada programação cultural aos eventos. Ainda sobre esta Feira a organização convida a comunidade para participar e contribuir com a evolução da próxima edição. Para tal, basta acessar o formulário de avaliação, disponível no link abaixo: http://bit.ly/QueremosMais.

E para manter a 2ª Feira do Livro de Imbituba viva na memória das pessoas e promover uma boa leitura, a empreendedora Jussara Adriane de Almeida, que atuou no Da Villa Café Livraria e participou Roda de Conversa sobre o “Mercado Livreiro na Rota da Baleia Franca” no evento, presenteou a comunidade com três livros, que serão sorteados. Para concorrer a um dos livros você precisa seguir as regras disponíveis neste link: http://bit.ly/SorteioLivrosImbituba.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para 2º Feira do Livro desperta uma Imbituba mais leitora

Enviando Comentário Fechar :/